Cultura

Já conhece o Wordle? Jogo de palavras que começou como um gesto de amor está a tornar-se viral

Já conhece o Wordle? Jogo de palavras que começou como um gesto de amor está a tornar-se viral

Cinco letras, seis tentativas para descobrir a palavra. Não há pistas. O Wordle, um simples puzzle de letras, está a tornar-se viral na Internet e agora até já existe uma versão em português com o nome Termo

Já conhece o Wordle? Jogo de palavras que começou como um gesto de amor está a tornar-se viral

Mara Tribuna

Jornalista

Nos últimos dias, tem sido comum ver em redes sociais como o Twitter e o Facebook várias partilhas de grelhas com quadradinhos verdes, amarelos e cinzentos — uma prova de como o Wordle está a tornar-se viral. Até já existe uma versão portuguesa: Termo.

O Wordle é um puzzle de letras em que o objetivo é adivinhar, sem pistas, a palavra correta. As letras que podem constar na palavra aparecem num teclado em baixo. Preenchido o primeiro palpite, pressiona-se enter e imediatamente os quadrados mudam de cor.

Quando uma letra fica cinza escuro isso significa que ela não faz parte da palavra e, por isso, não vale a pena usá-la mais nos próximos palpites. Quando fica amarela é porque a letra existe mas está mal posicionada na palavra. Finalmente, quando fica verde significa que está na posição correta.

O objetivo do Wordle, ou do Termo, é que todos os quadrados fiquem verdes para que a palavra fique devidamente escrita em apenas seis tentativas. O jogo é gratuito e tem um fator que o torna diferente: só pode ser jogado uma vez por dia. Outro aspeto que o torna apelativo é a partilha das estatísticas e resultados com amigos nas redes sociais.

Versão portuguesa do Wordle: “Termo”

O Wordle, originalmente em inglês, foi criado por Josh Wardle, daí o trocadilho com o nome. Por trás da criação do jogo está, na verdade, um gesto de amor: o engenheiro de software de Brooklyn desenvolveu o Wordle especificamente para a sua namorada, fã de puzzles de letras.

O jogo foi feito durante o confinamento do ano passado. Josh Wardle começou por partilhar a sua criação só com a namorada e com a família, no WhatsApp, mas depois de alguns meses ficou disponível para o resto do mundo. O resultado? Passou de 90 jogadores, em novembro, para 300 mil na primeira semana de janeiro e para dois milhões neste fim de semana.

Wordle 194 6/6

⬛🟨⬛🟨⬛
⬛🟩🟩⬛⬛
⬛⬛⬛🟨🟨
⬛🟩🟩🟨⬛
⬛🟨🟩⬛⬛
🟩🟩🟩🟩🟩

Almost hoisted by my own petard

— Josh Wardle (@powerlanguish) December 30, 2021

Ao “The New York Times”, Josh Wardle explica que o jogo “não está a tentar fazer nada obscuro com dados ou com os globos oculares dos utilizadores”. “É só um jogo que é divertido” e que ocupa apenas “três minutos por dia”, “não requer mais tempo do que isso”.

Tanto o Wordle como o Termo estão disponíveis para telemóvel, tablet e computador.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mtribuna@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate