Exclusivo

Cultura

A verdade que as buscas que fazemos no Google revelam para além das respostas por vezes falsas que damos

A verdade que as buscas que fazemos no Google revelam para além das respostas por vezes falsas que damos
Boston Globe/Getty

Uma entrevista ao ex-analista de dados da Google Seth Stephen-Davidowitz sobre o que mostram o que se procura no motor de busca. "Uma das coisas que descobri é que muitas buscas por 'dor nos olhos' parecem corresponder a áreas que têm níveis elevados de covid", diz o especialista. E sabe qual era a pergunta número um no Reino Unido no dia a seguir ao referendo que decidiu a saída da União Europeia?

Luís M. Faria

Jornalista

O título do livro de Seth Stephen-Davidowitz recentemente saído em Portugal, “Toda a Gente Mente” (ed. Actual), não é verdade apenas no sentido comum, de que as pessoas nem sempre dizem tudo em todas as circunstâncias. Não é preciso ser um mentiroso compulsivo para evitar dizer a verdade, se uma pequena mentira for a maneira óbvia, fácil e inofensiva de evitar que alguém fique desconfortável ou magoado, ou tenha a sua privacidade invadida.

Mas aquilo de que Stephen-Davidowitz fala na sua obra são outras coisas. Ele refere-se a perguntas sobre assuntos sociais ou pessoais importantes - racismo, opções políticas e sexuais, satisfação no casamento, etc - e revela que as pessoas mentem mesmo quando as respostas são anónimas, o que em princípio acontece nas sondagens de opinião.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate