Cultura

A Apple TV+ deu-se a conhecer, mas quando chegar de vez não virá sozinha

Tim Cook, CEO da Apple no palco do evento “It’s Showtime”
Tim Cook, CEO da Apple no palco do evento “It’s Showtime”
d.r.

A Apple desvendou os segredos dos conteúdos originais com que vai lançar a Apple TV+. A plataforma de streaming não sai, porém, sozinha à rua. A gigante tecnológica vitaminou a oferta da agregadora Apple TV; batizou-a – “Apple TV Channels” – e vai internacionalizá-la por mais de cem países

LUÍS PROENÇA

Terá a montanha parido um rato? Se nos focarmos exclusivamente no catálogo próprio de originais apresentados, e comparando com o TGV de oferta em que a Netflix se transforma dia após dia ou com o manancial de histórias e heróis, produções e superproduções, com que a Disney tanto se agiganta, a título de exemplo, então a resposta parece óbvia.

A Apple é, porém, um titã global, largamente implantado e de raízes bem fundas, e neste passo agora dado em direção ao centro do concorrencialíssimo mercado do ‘streaming’ faz-se valer dessa mão cheia de trunfos. O ás pertence ao naipe da tecnologia digital de ponta que desenvolve; dos computadores, tablets e smartphones que fabrica e comercializa; do eficiente motor, o poderoso sistema operativo iOs.

Os milhares de milhões de utilizadores de iPhones, iPads, Macs, etc. espalhados pelo mundo serão porventura uma manilha (senão mesmo outro ás). A Apple parte para esta nova batalha dos conteúdos, do “Subscritption Video on Demand” (SVOD), suportada numa infraestrutura sólida e muito bem oleada e ao fazê-lo adota o sistema “dois em um”: renova e reforça a aplicação da Apple TV – agora com nome próprio: Apple TV Channels, - e anuncia a Apple TV+, a novel plataforma de ‘streaming’, em simultâneo.

A nova aplicação Apple TV Channels vai ganhar definitivamente escala e ambição, desde logo porque se vai expandir dos atuais dez países em que está disponível para mais de cem. Depois porque a Apple chegou a acordo com quatro dos maiores fabricantes de smart tvs (Samsung, Sony, LG e Vizio) para passar a incluir a app da Apple TV Channels diretamente no menu dos recetores. E porque o agregador de canais de cabo e de plataformas de streaming diversas, e de diversos operadores, conta nomeadamente com as apetecidas HBO, Showtime e CBS All Acess, por exemplo, bem como bem-sucedidos conteúdos da Amazon Prime Video e da Hulu.

Neste patamar da curadoria de filmes, séries, programas e transmissões desportivas, enquanto agregador e facilitador na distribuição, a Apple TV Channels concorre com a Amazon. A Netflix deixou-se ficar de fora, fez questão de o anunciar, e corre sozinha na sua pista, portanto.

Apresentação da Apple TV Channels no Steve Jobs Theatre
FOTO D.R.

A estrela maior do firmamento e mais esperada no evento levado à cena no Steve Jobs Theatre em Cupertino, na sede californiana da companhia, dá pelo nome de Apple TV+. Tim Cook, o CEO (“Chief Executive Officer”) deixou as apresentações para o final do alinhamento do evento e chamou ao palco Jamie Erlicht e Zach Van Amburg, os antigos executivos da Sony contratados para erguer a obra do novo SVOD da Apple. Daí em diante foi um ver se te avias de “superstars” da indústria de Hollywood, ora projetados em vídeo, ora em carne e osso, a desvendarem os segredos do que vai começar por ser a Apple TV+ a partir provavelmente do próximo outono.

Steven Spielberg deu o mote com a apresentação de Amazing Stories, Reese Witherspoon, Jennifer Aniston e Steve Carrell fizeram o “pitch” da série The Morning Show, Jason Momoa e Alfre Woodard levantaram o véu da série sci-fi See, etc. Oprah Winfrey fechou o evento com a apresentação de de duas series documentais (uma focada sobre assédio e outra sobre saúde mental). Dentro de um mês e pouco os dados estarão lançados.

A Apple antecipa-se ao lançamento de um fortíssimo futuro concorrente, a Disney+ que se prepara para entrar em ação no final do ano. E para ir abrindo o apetite aos subscritores projetou na tela do Steve Jobs Theatre o “reel” que se vê AQUI.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate