Coronavírus

Lisboa e Vale do Tejo, onde há mais novos casos covid, continua a ser a região do país mais atrasada na vacinação completa

Lisboa e Vale do Tejo, onde há mais novos casos covid, continua a ser a região do país mais atrasada na vacinação completa
MARIO CRUZ/LUSA

Números mais recentes mostram que 29% da população em Portugal já tomou as duas doses da vacina mas Lisboa, onde a situação se está a agravar, é a região do país mais atrasada neste processo. Já era assim há uma semana e assim se mantém

São números divulgados esta terça-feira pela task force de vacinação: Lisboa e Vale do Tejo é a região do país mais atrasada na vacinação completa, isto numa fase em que é precisamente nesta região que se verifica a maioria dos novos casos de infeção - 64% do total. Os dados mostram que 24% da população de Lisboa e Vale do Tejo já tomou as duas doses, sendo este o pior indicador do país: a percentagem é de 27% no Algarve e nos Açores, 31% no Norte, 33% na Madeira e no Centro do país e 34% no Alentejo, a região mais avançada no processo.

VACINAÇÃO POR REGIÃO

Em Portugal Continental

Quando se compara com os números de há uma semana, em que Lisboa e Vale do Tejo também estava na cauda neste capítulo, verifica-se que o processo acelerou nesta região de maneira significativa, com um crescimento de quatro pontos percentuais (a vacinação completa era de 20% há uma semana e agora é de 24%). Ainda assim, o Alentejo, que é a região mais avançada no processo, também cresceu quatro pontos (de 30% para 34%), à semelhança do Centro (de 29% para 33%). A Madeira cresceu três pontos, tal como o Algarve. Os Açores cresceram dois pontos percentuais.

No total nacional, 29% da população (quase três milhões de pessoas) já conclui a vacinação. Por outro lado, cerca de metade da população (46%, o que perfaz quase 4,7 milhões de pessoas) já tomou pelo menos uma dose.

Quando se faz uma análise ao nível da toma de uma só dose, aí Lisboa e Vale do Tejo já apresenta indicadores mais positivos: 45% da sua população já iniciou a vacinação, percentagem que é superior aos 42% do Algarve, aos 43% do Norte e da Madeira e aos 44% dos Açores mas inferior aos 51% do Centro e aos 52% do Alentejo.

VACINAÇÃO POR IDADES

Em % da população de cada faixa etária

Na análise por faixa etária, 98% da população com 80 ou mais anos já tomou uma dose e 93% as duas; na faixa dos 65-79 as percentagens são respetivamente de 96% e 59%; nos 50-64 são de 73% e 43%; nos 25-49 são de 26% e de 13%; nos 18-24 são de 6% e 4%. Refira-se que 2288 pessoas com 17 anos ou menos já tomaram uma dose e 807 as duas.

Portugal recebeu até ao momento cerca de 8,6 milhões de doses, das quais quase 7,6 milhões foram distribuídas.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate