Coronavírus

Pandemia pára processo de revisão dos coeficientes do IMI

Pandemia pára processo de revisão dos coeficientes do IMI
FOTO JOÃO CARLOS SANTOS

Valores já foram revistos pelos peritos avaliadores dos serviços de Finanças e pelas autarquias e a expectativa era que registassem subidas

Expresso

A revisão dos coeficientes de localização dos imóveis para efeitos de IMI, que deveria ter ficado concluída em 2019, continua parada, avança o “Jornal de Negócios” esta segunda-feira. Devido à pandemia, não há data para que o processo seja retomado, apurou o jornal.

Os coeficientes de localização são utilizados para determinar o valor patrimonial tributário (VPT) dos prédios, logo influenciam o IMI a pagar na sequência das avaliações.

Segundo o “Negócios”, estes valores já foram revistos pelos peritos avaliadores dos serviços de Finanças e pelas autarquias e a expectativa era que registassem subidas. Todavia, ainda não foram validados e publicados pelas Finanças - a quem cabe a última palavra.

O atraso está relacionado com a “situação de incerteza que se vive”, diz Francisco da Costa Gomes, o presidente da Associação de Peritos Avaliadores de Engenharia (APAE), em declarações ao jornal. “O processo está em stand-by”, afirma.

“O processo está parado e quando recomeçar ainda vai demorar algum tempo, até porque agora nem sequer há reuniões agendadas”, disse também Reis Campos, presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Este processo de revisão ocorre, por lei, em cada três anos e o último foi realizado em 2015, tendo entrado em vigor em 2016.

O “Negócios” questionou o Ministério das Finanças sobre se e quando pretende retomar o processo, mas não obteve resposta.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate