Coronavírus

Pandemia fez consumo doméstico de eletricidade crescer 20%

Pandemia fez consumo doméstico de eletricidade crescer 20%
By Eve Livesey/Getty Images

Dados da EDP Distribuição revelam que no mercado residencial o consumo após o início do estado de emergência aumentou 20%. Descontando o efeito de temperatura, a subida foi de 10%

Pandemia fez consumo doméstico de eletricidade crescer 20%

Miguel Prado

Editor de Economia

O consumo doméstico de eletricidade em Portugal entre 19 de março e a passada quarta-feira cresceu 20% face ao mesmo período do ano passado, revelou ao Expresso fonte oficial da EDP Distribuição.

De acordo com a empresa, excluindo o efeito de variação de temperatura (e considerando que nas últimas semanas houve alguns dias particularmente frios), o consumo residencial de energia elétrica em Portugal apresentou um aumento de 10% em termos homólogos.

"O consumo doméstico registou um crescimento na ordem dos 20%. No entanto, importa referir que para este crescimento muito contribuíram as descidas de temperaturas verificadas em alguns dias do mês de março, nomeadamente na segunda quinzena do mês. Sem este efeito, o aumento do consumo doméstico teria sido menos significativo, na ordem dos 10%", explica a EDP Distribuição.

Esta variação na rede de baixa tensão normal (BTN) é bastante diferente da observada na rede de baixa tensão especial (BTE), que serve os pequenos negócios, como comércio e restauração. Segundo os dados da EDP Distribuição, a parcela de consumo relativa aos pequenos negócios "está a descer cerca de 30%".

Globalmente, e conforme o Expresso já havia noticiado, o consumo de eletricidade em Portugal desceu de forma significativa em março, refletindo o encerramento de muitas empresas e redução de diversas atividades económicas. Na terceira semana de março o consumo estava 16% abaixo do consumo verificado na primeira semana do mês.

No total do mês, o consumo foi 0,5% inferior ao de março de 2019 (na segunda quinzena a queda em termos homólogos foi de 8%).

No entanto, na semana passada, mostram os dados da REN - Redes Energéticas Nacionais, o consumo nacional de eletricidade recuperou 3% face à semana anterior, estando esse crescimento parcialmente influenciado por um efeito de temperatura (com dois dias de temperaturas mais baixas que terão feito o consumo doméstico subir).

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate