Coronavírus

Covid-19. Há mais negócios de origem portuguesa a surgirem online

Covid-19. Há mais negócios de origem portuguesa a surgirem online
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Registo de domínios .pt triplicou desde o início da pandemia em Portugal. Mas ajudar os pequenos comerciantes tradicionais a usarem o digital ainda é crucial: “a crise atual veio reforçar ainda mais que não estar online é como não existir”, diz ao Expresso o presidente da Associação da Economia Digital

Nas últimas semanas, têm surgido na internet mais negócios de origem portuguesa. O registo de domínios .pt triplicou desde o início da crise provocada pela pandemia de Covid-19 em Portugal, avança ao Expresso Alexandre Nilo da Fonseca, presidente da ACEPI – Associação da Economia Digital.

“Ainda assim, é preciso perceber em que medida os portugueses vão confiar nestas marcas que não conhecem”, acrescenta.

Foi para dar mais confiança aos consumidores e estimular a procura de sites de origem portuguesa que a ACEPI decidiu disponibilizar – sem qualquer custo de adesão ou anuidade – o Selo Confio.PT a todas as empresas, se fizerem a adesão até 31 de maio.

Este é um certificado atribuído pela ACEPI, Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor e associação DNS.pt aos sites que cumprem as melhores práticas do mercado digital e da utilização da internet.

Contudo, e se é certo que no atual contexto de crise se tem verificado uma melhor adaptação do comércio local ao digital, também é verdade que ainda existem “muitos comerciantes mais tradicionais que ainda não sabem fazer uma utilização mais avançada” da internet – nomeadamente, compras e pagamentos online.

“A crise atual veio reforçar ainda mais que não estar online é como não existir”, adianta o responsável, referindo-se ao facto de cada vez mais portugueses terem sido forçados a trabalhar, estudar e comprar a partir de casa. “As empresas que não fizerem esta transição terão um futuro muito difícil pela frente.”

Atualmente, o grande desafio passa por ajudar os pequenos comerciantes mais tradicionais a saberem utilizar o digital. É com esse objetivo que a ACEPI promove, em parceria com a CCP - Confederação do Comércio e Serviços, o programa Comércio Digital.

Antes da crise, este programa – que estava a ser realizado em 150 cidades – “assentava num roadshow nacional com sessões presenciais direcionadas a comerciantes”. Com o atual estado de emergência, “estas sessões foram adiadas”.

“Mas o programa não ficou parado e está agora a ser reorientado para dar uma resposta urgente e efetiva aos pequenos comerciantes que neste momento de crise precisam saber tirar partido do digital”, especifica Alexandre Nilo da Fonseca. “Muito breve serão anunciadas novas iniciativas.”

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mjbourbon@expresso.impresa.pt

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