A covid-19 chegou aos tribunais de Portugal continental, após um primeiro caso em Angra do Heroísmo, nos Açores: uma funcionária do Tribunal da Maia acusou positivo num teste à presença do novo coronavírus e já apresenta mesmo sintomas. O caso de covid-19 foi detetado na segunda-feira e o tribunal está a ser desinfetado esta terça-feira pelas autoridades de saúde.
De acordo com uma fonte judicial, os responsáveis pelo tribunal põem nas mãos das autoridades sanitárias a decisão de continuar ou não com as portas abertas. às 15h30 de hoje essa decisão ainda não tinha sido tomada.
Desde 13 de março que os tribunais estão a funcionar meio gás: o número de funcionários e de magistrados é o mínimo necessário para os tribunais funcionarem e todos os julgamentos não urgentes (que não envolvam presos, menores ou casos de violência doméstica) estão a ser adiados. Os funcionários estão a revezar-se entre o tele-trabalho e a presença física nos tribunais. Os magistrados terão de tratar dos processos que lhes estão distribuídos e terão de se deslocar aos tribunais sempre que a isso sejam obrigados.
Nota: notícia corrigida às 16h15, com referência ao caso anteriormente registado em Angra do Heroísmo
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: RGustavo@expresso.impresa.pt