Receita de Estufado de feijão-rico por João Rodrigues
NUNO FOX
O Expresso oferece aos leitores quatro guias de receitas com assinatura de oito prestigiados chefs, que ensinam a preparar entradas, petiscos, pratos de carne, peixe e vegetarianos, e sobremesas. No segundo guia “Receitas da minha vida”, João Rodrigues revela os segredos e as inspirações associadas a cada proposta.
“Receitas da minha vida” por João Rodrigues, chef do restaurante Monda (a abrir em breve) e fundador do Projecto Matéria.
“Esta é a receita mais emocional. O meu pai fazia-a muito em casa (e ainda hoje faz), e tem a ver com as suas origens beirãs. Nesta altura do ano, quer-se comida confortável, de panela, e este prato é, por isso, perfeito. Sempre que o como, é para a infância que me leva, e esta recriação é uma homenagem ao meu pai. Em relação ao original, o meu pai que me perdoe, alterei uma coisa: fiz com feijão- -rico, que ainda está fresco, que por não ter tanto amido e não ser tão espesso, vai agarrar sabor e obter uma textura sedosa.”
A receita: Estufado de feijão-rico
Tempo de Confeção - 30 minutos - 4 Pessoas
Ingredientes: Feijão: 500 g de feijão Chouriço (q.b.) Salpicão de porco preto (q.b.) 150 g de toucinho fumado 2 folhas de louro 1 cebola 1 cabeça de alho (cortada ao meio) 1 cenoura 1,5 l de água 5 g de sal
Feijoada: 400 g de rojões de porco 300 g de macarrão riscado 30 ml de azeite 1 cebola picada 3 dentes de alho picados 3 hastes de tomilho ripadas 1 cenoura em cubos pequenos 50 g de concentrado de tomate
Estufado de feijão-rico
NUNO FOX
Preparação Feijão: Nesta receita, usou-se feijão maduro, que não necessita de ser demolhado, mas também pode ser feita com feijão seco, que deve ser demolhado de um dia para o outro antes de cozer. Colocar todos os ingredientes numa panela, cobertos com água, e levar a cozer até o feijão estar tenro mas sem desfazer. Retirar a espuma que se vai formando com a ajuda de uma escumadeira. No fim, deixar o feijão arrefecer dentro da água da cozedura e aproveitar para retificar o sal. Cortar as carnes em pedaços pequenos para adicionar no final.
Feijoada: Aquecer o azeite num tacho, juntar os legumes e refogar bem. Adicionar a carne, temperar com sal e um pouco de pimentão. Acrescentar o concentrado de tomate, mexer e deixar incorporar. Juntar água e deixar cozinhar até a carne estar tenra. Nessa altura, juntar ⅕ do feijão cozido e desfazer com uma colher para libertar o amido. Juntar o macarrão e, quando estiver quase cozido, adicionar o restante feijão e os enchidos da cozedura do mesmo.
Fotos: Nuno Fox
Esta receita exclusiva foi publicada originalmente no guia “Receitas da minha vida” oferecido pelo Expresso, no dia 18 de novembro de 2022.
João Rodrigues
NUNO FOX
Noélia Jerónimo e Vítor Sobral foram os primeiros a partilhar as “Receitas da minha vida” no guia que oferecido com o Expresso no dia 11 de novembro. A 18 de novembro é a vez de Michele Marques e João Rodrigues, a 25 de novembro, Justa Nobre e Henrique Sá Pessoa, e a 2 de dezembro, Marlene Vieira e Miguel Rocha Vieira. Os guias “Receitas da minha vida” contam com o apoio dos Vinhos de Lisboa e do Recheio.