Receitas da minha vida

Receita de Carabineiro com xerém de gambas por Noélia Jerónimo

Carabineiro com xerém de gambas por Noélia Jerónimo
Carabineiro com xerém de gambas por Noélia Jerónimo
NUNO FOX
A partir de 11 de novembro, o Expresso oferece aos leitores quatro guias de receitas com assinatura de oito prestigiados chefs, que ensinam a preparar entradas, petiscos, pratos de carne, peixe e vegetarianos, e sobremesas. No primeiro guia “Receitas da minha vida”, Noélia Jerónimo revela os segredos e as inspirações associadas a cada proposta.

“Receitas da minha vida” por Noélia Jerónimo, chef e proprietária do restaurante Noélia e Jerónimo, em Cabanas de Tavira. “Chef do Ano” 2021 (Boa Cama Boa Mesa).

“Estou a insistir no xerém propositadamente, para que se perceba o valor que tem na cozinha algarvia e na minha própria forma de cozinhar. É extremamente versátil e pode servir de acompanhamento a praticamente tudo, desde carne a peixe e marisco, até pratos vegetarianos, com legumes assados. Apesar da origem pobre - no fundo são papas de milho -, o xerém casa muito bem com um produto dito de luxo, como o carabineiro. Se for para impressionar, que assim seja".

A receita: Carabineiro com xerém de gambas

Tempo de Confeção - 20 minutos - 2 Pessoas

Ingredientes:

1 carabineiro
10 gambas da costa
150 g de farinha de milho
500 ml de caldo de gambas
1 molho de salsa
Gengibre (a gosto)
2 dentes de alho
Coentros (q.b.)

Carabineiro com xerém de gambas por Noélia Jerónimo
NUNO FOX

Preparação:

Caldo: Numa panela grande, refogar 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 tomate, talos de 1 molho de salsa, 1 colher de café de sementes de coentros e gengibre laminado a gosto. Acrescentar água e deixar ferver. Quando levantar fervura, juntar as cabeças das gambas muito bem lavadas e deixar cozinhar durante 5 minutos. Reservar.

Xerém: Fritar o alho picado e só depois adicionar o xerém e o caldo. Deixar cozinhar, sem nunca parar de mexer, ate o xerém entrar em erupção, como se fosse um vulcão. Retificar o sal e, quando já estiver fora do lume, acrescentar os coentros.

Carabineiro: Descascar e levar a cabeça ao forno, a 200 °C, durante 2 minutos. Retirar. Colocar o corpo do carabineiro por cima da cabeça e levar ao forno, a mesma temperatura, durante 1 minuto (atenção que não deve ser mais do que isto). Servir por cima do xerém, com as gambas cruas em redor (As gambas vão absorver o calor do xerém e do carabineiro e atingir um ponto de cozedura perfeito).

Noélia Jerónimo
NUNO FOX

Fotos: Nuno Fox

Esta receita exclusiva foi publicada originalmente no guia “Receitas da minha vida” oferecido pelo Expresso, no dia 11 de novembro de 2022.

Noélia Jerónimo e Vítor Sobral são os primeiros a partilhar as “Receitas da minha vida” no guia que vai ser oferecido com o Expresso no dia 11 de novembro. Seguem-se, a 18 de novembro, Michele Marques e João Rodrigues, a 25 de novembro, Justa Nobre e Henrique Sá Pessoa, e a 2 de dezembro, Marlene Vieira e Miguel Rocha Vieira. Os guias “Receitas da minha vida” contam com o apoio dos Vinhos de Lisboa e do Recheio.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas