Noélia Jerónimo: "Pelas histórias e memórias, estas são as receitas que me fazem mais feliz à mesa, junto dos meus"

Distinguida como “Chef do Ano 2021” pelo guia Boa Cama Boa Mesa, ganhou fama pela honestidade com que trabalha o produto do Algarve a partir do restaurante Noélia e Jerónimo, em Cabanas de Tavira, idilicamente localizado em frente à ria Formosa. As enchentes da época alta estenderam-se a todo o ano e, sem espanto, o nome de Noélia Jerónimo passou a constar da lista dos cozinheiros mais prestigiados do país e o restaurante tem mantido a distinção de Garfo de Prata.
"Quando me perguntam onde vou buscar inspiração para a minha cozinha, respondo sempre o mesmo: à porta de casa, a partir dos produtos frescos que me chegam diariamente às mãos. Na verdade, não sei cozinhar de outra forma. A minha cozinha é feita dessa ligação quase visceral ao mar e à ria Formosa, à tradição piscatória que ainda hoje é honrada na família pelo meu irmão, mas também da herança serrana deixada pela minha avó, que me apresentou aos sabores mais fortes e quentes do Algarve", explica Noélia Jerónimo no primeiro de quatro guias “Receitas da minha vida”, oferecidos pelo Expresso.
No primeiro guia, que partilha com Vítor Sobral, Noélia Jerónimo sugere receitas como Estupeta de atum, Arroz de Polvo, Xerém de tomate e sardinha, Cataplana de atum-bonito e Carabineiro com xerém de gambas. “As receitas que aqui partilho são aquelas que sustentam a minha identidade enquanto cozinheira, porque são as que me fazem mais feliz à mesa, junto dos meus, pelas histórias e memórias que carregam”, conclui a chef algarvia, que se prepara para ser jurada num conhecido concurso de cozinha exibido em televisão.
Depois de Noélia Jerónimo e Vítor Sobral, a 11 de novembro, o segundo guia “Receitas da minha vida”, oferecido com o Expresso, vai juntar, a 18 de novembro, a dupla Michele Marques e João Rodrigues; a 25 de novembro, Justa Nobre e Henrique Sá Pessoa, e a 2 de dezembro, Marlene Vieira e Miguel Rocha Vieira. Os guias “Receitas da minha vida” contam com o apoio dos Vinhos de Lisboa e do Recheio.
Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt