Receitas da minha vida

Vítor Sobral: "Lembro-me desde sempre de ver a minha família a arranjar formas criativas para aproveitar cada ingrediente ao máximo"

Vítor Sobral
Vítor Sobral
NUNO FOX
A partir de 11 de novembro, o Expresso oferece aos leitores quatro guias de receitas com assinatura de oito prestigiados chefs, que ensinam a preparar entradas, petiscos, pratos de carne, peixe e vegetarianos, e sobremesas. No primeiro guia “Receitas da minha vida”, Vítor Sobral faz dupla com Noélia Jerónimo.

Prémio Carreira do guia Boa Cama Boa Mesa, em 2016, Vítor Sobral abriu em Cascais o mais recente projeto, a Lota da Esquina, que se junta a outros que têm marcado a oferta gastronómica em Portugal continental e nas ilhas - recorde-se a Oficina da Esquina, nos Açores -, com destaque para a Tasca da Esquina, mas também além-fronteiras, como é o caso do Brasil, onde o chef tem elogiado a fusão de sabores que constituem a cozinha lusófona.

“Vivi no Seixal até à adolescência na mesma casa onde nasci e foi por lá, à beira-rio e com o mar a curta distância, que apurei o gosto pela cozinha. Digo, aliás, muitas vezes que jamais seria o cozinheiro que sou se não tivesse crescido ali, num sítio fortemente inspirado pela tradição piscatória e também pelo bem comer”, revela o chef no primeiro de quatro guias “Receitas da minha vida” oferecidos pelo Expresso.

O empenho e serviço pela defesa da gastronomia nacional enquanto património indiscutível da cultura portuguesa, foram motivos para, ao longo de uma sólida carreira de mais de 30 anos, Vítor Sobral tenha sido distinguido com vários galardões, desde logo em 2006, quando foi agraciado pelo Presidente da República com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

No primeiro guia, que partilha com Noélia Jerónimo, Vítor Sobral sugere receitas como Raia no forno, tomate, berbigão e coentros; Moqueca de línguas de bacalhau, camarão e coentros; Moelas grelhadas com mousse de beringela; e Tutano bovino no forno, limão, pinhões e salsa. "Desde sempre que me lembro de ver a minha família a arranjar formas criativas para aproveitar cada ingrediente ao máximo. Numa época em que a escassez alimentar era uma constante - e a situação agora não é
diferente - os alimentos eram tratados como um todo, nada era deitado fora. E é por isso, pelo exemplo vivido em minha casa, que defendo que todos os legumes que são arrancados da terra e todos os animais que são sacrificados têm de ser aproveitados ao máximo", explica o chef.

Depois de Noélia Jerónimo e Vítor Sobral, a 11 de novembro, o segundo guia “Receitas da minha vida”, oferecido com o Expresso, vai juntar, a 18 de novembro, a dupla Michele Marques e João Rodrigues; a 25 de novembro, Justa Nobre e Henrique Sá Pessoa, e a 2 de dezembro, Marlene Vieira e Miguel Rocha Vieira. Os guias “Receitas da minha vida” contam com o apoio dos Vinhos de Lisboa e do Recheio.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate