É Cá da Terra

Azenhas do Mar: "Todos os dias os turistas mostram a fotografia para saber onde é"

Azenhas do Mar
Azenhas do Mar
Pedro Morais

Os proprietários das lojas Amanhecer têm uma forte ligação local, conhecem as histórias da terra e têm uma relação única com os clientes - genuína, próxima, familiar. Com a iniciativa “É Cá da Terra”, parta à descoberta de um “Portugal Autêntico” pela voz de quem tem um lugar no coração de cada região. Hoje, faça uma visita às Azenhas do Mar, no concelho de Sintra, guiada por Zélia Fonseca

Em cada loja Amanhecer há o sorriso de quem há muito está lá para os vizinhos. Os proprietários das lojas Amanhecer têm uma forte ligação local, conhecem as histórias da terra e têm uma relação única com os clientes - genuína, próxima, familiar. É por isso, que numa loja Amanhecer é fácil ouvir chamar pelo nome, levar dicas para a receita do jantar, dar dois dedos de conversa e ser atendido sem pressas, com a disponibilidade e simpatia de quem já o conhece há muito tempo.

Os proprietários das lojas Amanhecer são os melhores embaixadores para descobrir um Portugal que todos guardamos no coração. Com a iniciativa “É Cá da Terra”, parta à descoberta de um “Portugal Autêntico” pela voz de quem tem um lugar no coração de cada região. Hoje, faça uma visita às Azenhas do Mar, na freguesia de Colares, no concelho de Sintra, guiada por Zélia Fonseca. Com 53 anos, gere com o marido, António Fonseca, a mercearia O Filipe, nas Azenhas do Mar, um espaço aberto desde o início da década de 30 do século passado. O pai, de nome próprio Leandro e Filipe de apelido, deu nome à casa onde Zélia trabalha desde que se conhece.

Zélia Fonseca, responsável da mercearia O Filipe, localizada nas Azenhas do Mar e que integra a rede de Parceiros Amanhecer

Nas Azenhas do Mar, que local emblemático é de visita obrigatória?
Zélia Fonseca - O Miradouro é o lugar mais emblemático. Não há nenhum cartaz turístico de Sintra que não tenha as Azenhas do Mar, com o miradouro, a encosta com o casario e a piscina oceânica em baixo. Fica a 150 metros da nossa mercearia e todos os dias os turistas mostram a fotografia para saber onde é.

Qual é a melhor porta para entrar na cultura, na história e nas tradições da região?
A Escola Primária Oficial Azenhas do Mar construída em 1928 por iniciativa do povo e que se mantém à guarda da população. Além de lindíssima, é única, pela arquitetura em “V”. Quando foi construída, o objetivo era ter a casa da professora de um lado e a escola do outro. E como tal, tem uma sala de cada lado, com azulejos lindos, com desenhos alusivos ao navegador Vasco da Gama, a “Os Lusíadas” e à travessia do Atlântico por Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Agora, é um Jardim de Infância, mas justifica-se uma visita ou, no mínimo, apreciar o edifico a partir da rua.

Qual é o melhor local para fazer uma selfie?
Pela beleza natural que oferece, obviamente o miradouro! Em alternativa, outro local em que o miradouro fique na fotografia. Uma boa opção é a Eira das Bordeiras, com uma vista única para o Atlântico.

Amanhecer
Loading...
Azenhas do Mar

Para quem não gosta de estar quieto, que passeio ou trilho sugere?
Trilhos há muitos: podem vir pela costa, desde a praia das Maçãs para as Azenhas do Mar. Podem caminhar e também aproveitar o passadiço como passeio. Depois, há as escadas, para subir ou descer, ir até à piscina oceânica e ao mar. Sugiro também descobrir as outras praias da região. (Nota: a GR 11 - E9 liga as Azenhas do Mar ao Magoito).

Durante o verão, qual é o melhor lugar para estar ao fresco?
Nesta terra, fresco é o que não falta! Qualquer canto é fresco, mas recomendo a praia ou as escadinhas do miradouro, que são bem arejadas…

Que festa popular ou religiosa é obrigatório conhecer?
As Festas em Honra de São Lourenço, que têm como ponto alto a procissão no dia 10 de agosto, realizada junto ao mar. As festas prolongam-se por seis dias e têm animação, música e tasquinhas para comer e beber.

Para aprender uma tradição ou ofício, que atividade aconselha?
Por aqui, não existe nada específico organizado. O que se observa é muitas pessoas virem ter com os pescadores e pedirem para aprender a pescar.

Adega Visconde de Salreu

Ninguém se pode ir embora das Azenhas do Mar sem provar ou fazer…
Provar o vinho das Azenhas do Mar ou de Colares é obrigatório, com destaque para a Adega-Beira Mar e a Adega Visconde de Salreu. Temos aqui vinhos únicos, tintos e brancos, produzidos em solo de areia, com castas como o Ramisco e a Malvasia de Colares. Sugiro ainda o pão saloio, disponível aqui na loja ou, se for em setembro, provar a Maçã Reineta (Nota: está na origem do nome da praia das Maçãs, que também pertence à freguesia de Colares).

Nas Azenhas do Mar, qual o melhor ponto de encontro para conversar e beber um copo?
O restaurante Água e Sal, que, além de servir refeições (peixe e marisco), dispõe de bebidas e petiscos.

Que petisco ou receita todos devem provar e onde comer?
Os mexilhões e precisamente no restaurante Água e Sal. Nesta zona há uma grande tradição do mexilhão, em especial na época da Páscoa, mas também ao longo de todo o ano. Anualmente, decorre um festival gastronómico dedicado ao mexilhão.

Qual o produto da terra que recomenda levar para casa?
O mexilhão, naturalmente. Ou, como já referi, a maçã, no tempo dela, e o vinho.

Mexilhões
JF de Colares

Os proprietários das lojas Amanhecer são a melhor companhia para descobrir o que nos encanta em cada região.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate

É Cá da Terra