Virar as costas ao mar e mergulhar no interior do país
Antes de sair, o Boa Cama Boa Mesa traça um roteiro com sugestões para aproveitar o fim de semana ou as férias de verão no interior do país. Os rios são o ponto de partida deste mapa que dá a conhecer diversas praias fluviais de norte a sul
É verão, chegou (finalmente) o calor e com ele a oportunidade de percorrer Portugal, com mergulhos refrescantes no interior do país e passeios ao longo dos principais rios. No Guadiana, fica o convite para conhecer Mértola, a vila-museu do Alentejo, bonita por dentro e por fora. Pelo centro histórico deambula-se à descoberta do património e dos sabores regionais.
Na região Centro, o Mondego oferece muitas opções para momentos de diversão nas diversas praias e zonas de lazer fluviais, muitas com a possibilidade de chegar a pé ou de bicicleta, a partir da nova Ecovia do Mondego, que acompanha o rio ao longo de 40 km, liga os distritos de Coimbra a Viseu e em breve vai chegar ao mar, à Figueira da Foz. Esta nova Ecovia liga-se à Ecopista do Vouga, que acompanha o rio com o mesmo nome.
O Passeio Verde faz-se pelas margens dos rios Tejo e Ocreza. Em plena região da Beira Baixa, emoldurados por uma natureza monumental, percorrem-se trilhos e passadiços, descobrem-se praias fluviais e observa-se a maior colónia de grifos do país.
Pelas margens do Douro há sempre algo novo para descobrir. A Nacional 222 tem paragens obrigatórias para abastecer o corpo com vinhos e sabores da região, bem como a alma, com paisagens de cortar a respiração. Razões suficientes para ter sido várias vezes considerada a melhor estrada do mundo para conduzir.
No Roteiro de Fim de Semana é o rio Sado que se destaca. O pretexto é a Semana Gastronómica da Sardinha, mas há muito mais para descobrir, entre natureza e património.