Boa Cama Boa Mesa

Há uma nova praia fluvial no Alqueva com duas piscinas flutuantes unidas por passadiços

Praia do Lago - Estação Náutica de Moura - Alqueva
Praia do Lago - Estação Náutica de Moura - Alqueva
CM Moura

Areal vasto, chapéus de colmo, passadiço com duas piscinas flutuantes e um bar: a nova Praia do Lago integra a zona de recreio da Estação Náutica de Moura – Alqueva. Com Bandeira Azul e agenda de animação, a nova área de lazer promete refrescar o verão alentejano

A região de Moura tem um novo local para ir a banhos: a Praia do Lago. Com um areal vasto, - apesar de atualmente em parte submerso, devido ao nível de água em da barragem de Alqueva -, duas piscinas flutuantes, uma para adultos, com 1,60 metros de profundidade, e outra para crianças, com 0,60 metros, unidas por um passadiço, a nova praia fluvial será animada por atividades ao longo de todo o ano.

O bar e restaurante deverá estar atribuído até ao final este mês, mas para já os mergulhos nas águas do Alqueva estão garantidos, assim como as sombras sob os chapéus de colmo e os passeios pelo areal desta nova zona de lazer e balnear.

Com um valioso património natural e cultural e detentora de condições privilegiadas para a prática de diversas atividades aquáticas, a Estação Náutica de Moura – Alqueva, é composta por uma plataforma central de lazer, uma praia fluvial e um parque para autocaravanas. A plataforma central de lazer tem prevista uma cafetaria, esplanadas e lojas para operadores turísticos.

A nova Estação Náutica de Moura-Alqueva conta já com um programa recheado de atividades, como o Troféu da Cidade de Moura de Vela e o Clássico da Achigã da Cidade Moura. Existem também batismos de mergulho já agendados para 6 e 20 de julho, 3 de agosto e 2 de setembro.

Com uma forte aposta na inclusão, a praia, que ostenta Bandeira Azul conta com diversas infraestruturas que espera ainda melhorar enquanto praia acessível, para que todos possam usufruir das águas da Praia do Lago.

Praia do Lago na Estação Náutica Moura - Alqueva
CM Moura

A Praia do Lago fica localizada junto ao Coroamento da Barragem de Alqueva e define-se como um espaço de recreio e lazer, desenvolvido pela Câmara Municipal de Moura. O novo equipamento, que conta também com um parque de autocaravanas, é inaugurado esta quarta-feira, dia 19 de junho. Devido aos avisos de mau tempo, o programa de animação, associado à inauguração, que contemplava a prática de desportos náuticos, música, cocktails e sunset foi adiado para sábado, dia 22, a partir das 16h00.

Praia do Lago na Estação Náutica Moura - Alqueva
CM Moura

"É um projeto que não está terminado e em que vamos somando novos investimentos para consolidar as infraestruturas", assinalou à agência Lusa o presidente do Município de Moura, Álvaro Azedo. E, acrescentou, vai "diversificar a oferta turística no concelho de Moura e requalificar a zona envolvente da barragem de Alqueva, promovendo o desenvolvimento económico, social e cultural da região".

No final da presente época balnear a Câmara de Moura tem previsto o arranque das obras de construção de uma nova zona de estacionamento na estação náutica. Nos planos da autarquia estão igualmente a criação do Centro de Alto Rendimento de Moura e o prolongamento da praia fluvial. "Ou seja, todo aquele complexo vai continuar a crescer e a oferecer uma imensa mais-valia para o concelho", prometeu.

Praia do Lago

A Estação Náutica disponibiliza ainda três espaços de apoio aos operadores turísticos e duas áreas de serviço de autocaravanas, uma localizada no núcleo da barragem, com oito espaços, e outra na Aldeia da Estrela, com cinco espaços. A aldeia ribeirinha da Estrela é, aliás, uma excelente proposta de visita na região depois de uma ida à praia.

Refira-se que, além desta, existem na região do Alentejo mais seis estações náuticas: Mértola e Odemira (também no distrito de Beja), Alandroal e Monsaraz (Évora), Avis (Portalegre) e Sines (Setúbal).

Praia do Lago na Estação Náutica Moura - Alqueva
CM Moura

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate