Boa Cama Boa Mesa

Com 40 km de extensão, nova Ecovia do Mondego já liga Viseu a Coimbra e quer chegar ao mar

Ecovia do Mondego
Ecovia do Mondego
CIM Coimbra

Os concelhos de Santa Comba Dão e Mortágua, no distrito de Viseu, e de Penacova e Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, passaram a estar ligados pela Ecovia do Mondego, inaugurada esta segunda-feira, dia 15 de julho. A Figueira da Foz é o destino que se segue, mas pelo caminho há natureza, experiências e gastronomia para conhecer

A nova Ecovia do Mondego é considerada um “equipamento estratégico para o desenvolvimento do território", afirmou o presidente da Câmara de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia, na inauguração, esta segunda-feira, dia 15 de julho, dos 40 km da ecovia que liga os distritos de Coimbra e de Viseu.

Ao longo do percurso, “que abraça o rio”, para percorrer preferencialmente de bicicleta, mas que também pode ser percorrido a pé, há muitos pontos de interesse que merecem descoberta. Ao percorrer a Ecovia do Mondego, no sentido de Coimbra para Viseu, em Ribeira D’Arcos, existe um percurso de 13 km de terra batida, onde o som da água é uma constante devido às várias quedas de água. Faça uma paragem no Louredo Natura Parque, na zona ribeirinha do rio Mondego, onde se localiza um centro de aventuras que permite a prática de desportos náuticos. Na margem esquerda do rio, em frente a Penacova, a Praia Fluvial do Reconquinho, dispõe de um bar, onde é servido peixe do rio, uma fluvioteca e garante animação durante a época balnear. Se procura carimbos para o passaporte da Estrada Nacional 2 (N2), em Penacova encontra um Posto da N2, com todas as informações turísticas. Siga depois para o miradouro da Livraria do Mondego, um monumento natural com mais de 400 milhões de anos.

Penacova - Livraria do Mondego

Se aprecia desportos náuticos, a marina da Barragem da Aguieira, a meio da Ecovia do Mondego, tem todas as condições para a prática de canoagem, remo ou simplesmente para um mergulho. Perto de Santa Comba Dão, merece visita a Escola Cantina Salazar, antes de rumar até ao Monumento com Memória, junto à ponte mandada destruir pelo general inglês Wellington para evitar a invasão do Exército Francês comandado pelo general Massena. A poucos metros do final da Ecovia do Mondego, começa a Ecopista do Dão.

Ecovia do Mondego
CIM Coimbra

Onde comer e dormir ao longo da Ecopista do Mondego

O Café El Sonho (Tel. 239472599) serve comida regional com pratos do dia como “Sopa da pedra”, no Restaurante O Cortiço (Tel. 239477388) na época, há “Lampreia”, “Chanfana” e “Enguias”, e no Restaurante Côta D'Azenha (Tel. 239474841) pode encontrar “Arroz de Lampreia” na época, no resto dos dias “Bacalhau à Côta" e “Bacalhau cozido com todos”. Já no Restaurante O Mondego (Tel. 239476126) há “Bifinhos com cebolada” e, naturalmente, na época, “Lampreia” e no restaurante Boa Viagem (Tel. 239477256) a aposta é na comida tradicional. No restaurante Lagoa Azul (Tel. 916285566), além da vista para a barragem da Aguieira, “Polvo à lagareiro” e “Leitão à Bairrada” são especialidades. Do outro lado da albufeira o restaurante O Lampreia, (Tel. 917427292) há “Lampreia inteira à Foz do Dão”, “Espetadas de lulas com gambas” e “Chanfana com batata cozida” (preços sob consulta).

Ecovia do Mondego

Na Praia Fluvial do Reconquinho, o Parque de Campismo de Penacova (Tel. 239477464) oferece uma piscina fluvial e possibilita a prática de desportos náuticos como a canoagem. A Casa do Rio (Tel. 918263744) tem dois quartos e capacidade para cinco pessoas, e o Hotel Rural Quinta da Conchada (Tel. 239458791) com 10 quartos e um bungalow, oferece ainda um Spa para momentos de relaxamento. No Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa (Tel. 231927060) encontra um novo hotel que acomoda 58 quartos e suítes, entre as quais se destacam duas com jacuzzi na varanda, contemplativo para o Mondego. Se viaja de autocaravana, o School Motor Home Park (Tel. 910476924), localizado numa antiga escola, tem como atração principal, uma piscina de água salgada (preços sob consulta).

Ecovia do Mondego junto à albufeira da Barragem da Aguieira
CIM Coimbra

A Ecovia do Mondego acompanha o vale do rio Mondego, foi objeto de uma candidatura ao Programa Valorizar do Turismo de Portugal liderada pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, em parceria com a CIM Viseu Dão Lafões e os municípios de Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova e Vila Nova de Poiares.

O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que inaugurou a Ecovia do Mondego, mostrou-se convencido de que será possível fazer a desejada ligação da ecovia até ao mar, na Figueira da Foz, e que para tal apenas será precisa “a audácia dos presidentes de Câmara e das CIM e com os instrumentos financeiros que estão disponíveis, é só mesmo uma questão de colocarmos na agenda, no papel”, sendo certo de que “será inaugurada brevemente".

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate