Boa Cama Boa Mesa

Spaghettoni de lavagante: conheça o prato escolhido para capa do Guia Boa Cama Boa Mesa 2024

Spaghettoni de lavagante: conheça o prato escolhido para capa do Guia Boa Cama Boa Mesa 2024

Chama-se “Spaghettoni de lavagante” e é servido na Nunes Real Marisqueira, em Lisboa. Esta surpreendente receita de lavagante, tomate frito e pasta italiana “al dente” foi escolhida para uma das capas do Guia Boa Cama Boa Mesa, nas bancas a 12 de abril

Também é conhecido, no nome original, como “Spaghettoni All’Astice”, mas na ementa da Nunes Real Marisqueira foi decidido simplificar e apresentar a receita como “Spaghettoni de lavagante” (preço médio €70). Manuel Costa, o chef residente deste restaurante, localizado na zona de Belém, em Lisboa, explica que é o prato é preparado com um “fundo de tomate biológico, que demora duas horas a confecionar". Já o esparguete é cozido sempre al dente. "Depois, descascamos o lavagante, envolvemos o molho da tomatada com a carne, e damos-lhe forma de um lavagante inteiro na travessa”, conclui Manuel Costa. O valor do prato está dependente do peso do lavagante.

Guia Boa Cama Boa Mesa 2024

Conta Miguel Nunes, proprietário do restaurante com a mulher, Vanda, que a ideia deste prato, que é já um clássico desde a reabertura, surgiu da necessidade de apresentar “mais uma opção de mar e ter esparguete na carta”. Depois de analisadas várias opções, o casal e a equipa, decidiu apostar no “Spaghettoni”. Hoje, com orgulho, Miguel Nunes garante ser “um dos pratos mais pedidos da ementa”. Perto de celebrar dois anos na nova localização, o ”Spaghettoni de lavagante” é já considerado um “clássico” da cozinha da Nunes Real Marisqueira, que juntou Art Déco e muito requinte a uma ementa consistente, onde é dado total destaque aos produtos do mar, do peixe ao marisco.

Entre as novidades do restaurante está o menu “Nunes ao almoço”, para quem não prescinde de qualidade, mesmo numa refeição rápida. Foram também introduzidos novos pratos na ementa, além do “Spaghettoni de Lavagante”, como a “Tempura de gamba do Algarve e salicórnia”, a "Paletilla de cordeiro, arroz de miudezas e grelos”, as “Costeletas de borrego no Josper”, a "Salada russa com toro e caviar” e o “Sashimi de barriga de atum”.

Para uma abordagem mais completa ao universo da Nunes Real Marsiqueira sugere-se “Pan tomaca” um pão cristal barrado com tomate, para começar, seguido de “Bisǫue de marisco com massa folhada”, em homenagem ao chef Paul Bocuse, e de “Salmorejo”, uma sopa de tomate andaluza. Para duas pessoas, existe a opção da “Mista de Mariscos” com lavagante, bruxas, sapateira, gamba branca, canilha, gamba real, ostras e amêijoas à Bulhão Pato.

Nunes Real Marisqueira
GONCALO F SANTOS

"Casco de santola”, “Camarão alistado”, lavagante e lagosta, cozida, grelhada ou com arroz, são também sugestões a considerar. Para partilhar, a ementa aponta para “Puntillitas fritas”, “Ouriço com ervilha lágrima e caviar” e uma vasta oferta de peixes, grelhados ou ao sal.

No capítulo das especialidades, a Nunes Real Marisqueira apresenta lavagante ou lagosta, confecionadas “à Basca” e “Linguado ao meunière”. De referir que todos os produtos são vendidos ao peso. Há, naturalmente, opções de carne, com o tradicional “Bife do lombo”, ou com “Wagyu beef”, “Kobe beef” e “Chuletón” preparados no Josper.

Nunes Real Marisqueira

A Nunes Real Marisqueira (Rua Bartolomeu Dias, 172 E, Lisboa. Tel. 213019899) funciona todos os dias das 12h30 às 00h00, e tem um útil e cómodo serviço de Valet Parking. Considere ainda a “Barra” para refeições mais ligeiras ou lanches, e o bar para uma bebida ao fim da tarde.

O Guia Boa Cama Boa Mesa 2024, que conta com o apoio do BPI e do Recheio, vai estar disponível nas bancas, a partir de 12 de abril, por €19,90. Pode, no entanto, desde já, aproveitar a campanha de pré-venda Boa Cama Boa Mesa, que inclui descontos e oferta de portes.

A poucos dias da cerimónia de entrega de prémios do Guia Boa Cama Boa Mesa, recorde AQUI os grandes vencedores de 2023

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: fbrandao@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate