Estes são os piores pratos da gastronomia portuguesa para os utilizadores da "Taste Atlas"
Foto: Taste Atlas
“Feijoada de lulas”, “Bolo Rei” e “Bacalhau à Zé do Pipo” ocupam os primeiros três lugares, mas na lista surgem ainda o “Maranho”, as “Cavacas” e as “Papas de sarrabulho”
Como sempre, nestas listas há vozes discordantes, mas, a verdade é que a “Taste Atlas” apresenta 54 pratos nacionais como os que mais desagradaram a quem participa na plataforma. A lista motivou de imediato comentários, com um português a dizer que, “pessoas que não gostam de “Bacalhau à Zé do Pipo” e “Papas de Sarrabulho” deviam ir presas!”. Mas os factos indicam que para chegar a este resultado, foram analisadas, diz a “Taste Atlas”, 6614 opiniões, consideradas legítimas, e que ignoraram, afirmam, “ratings nacionalistas ou patrióticos” para chegar a este resultado.
Bacalhau à Zé do Pipo
Foto: Taste Atlas
O “Top 3” da lista dos partos nacionais com pior avaliação são a “Feijoada de lulas”, o “Bolo Rei” e o “Bacalhau à Zé do Pipo”. Seguem-se o “Maranho”, as “Cavacas”, seguidas das “Cavacas de Margaride”, do algarvio “Queijo de figo”, da “Fogaça da Feira”, e das “Papas de sarrabulho”. Fecha a lista das 10 menos apreciadas, a “Caldeirada de enguias”. Até à posição 54 encontram-se sugestões tão diversas como os “Carapaus alimados”, o “Bacalhau espiritual”, os “Caracóis à algarvia”, as “Broas de Mel” e a “Sopa Juliana”.
Papas de Sarrabulho
Foto: Taste Atlas
Nesta lista da “Taste Atlas”, as “Patas de veado” estão na posição 16, a “Dobrada” surge no lugar 19 e as famosas “Tripas à moda do Porto” no lugar 21 dos menos apreciados. A “Canja de galinha” ocupa a posição 24, a “Cabidela” aparece no lugar 27, e o “Cozido à portuguesa” chega à lista no em 32º. Há ainda espaço para o “Arroz-doce”, na lista como o 38, o “Arroz de Tamboril” na posição 50 e as “Tigeladas” no último lugar.
Cavacas
Foto: Taste Atlas
Curiosamente, e não tomando posição na escolha dos utilizadores, a “Taste Atlas” sugere locais onde estes pratos com pior avaliação podem ser provados, indicam os ingredientes que cada um usa na sua confeção, e fornecem a indicação da zona, ou zonas onde são tradicionalmente servidos e confecionados. Para o prato que surge em primeiro lugar, a “Feijoada de lulas”, dizem que a “melhor do mundo” é servida na Taberna do Gabão (Rua do Gabão, 9, Odeceixe. Tel. 282947549). A lista completa pode ser consultada aqui.