Com gastronomia silvestre, festival de fotografia no Sabugal convida a descobrir natureza e património
Naturcôa - Festival Imagem, Natureza e Património, no concelho de Sabugal
VITOR GORDO
O concelho de Sabugal promove, nos dias 4 e 5 de novembro, mais uma edição do Naturcôa - Festival de Imagem, Natureza e Património. Com palestras, workshops, e passeios pela floresta, o objetivo é potenciar o turismo e a sustentabilidade da região
O concelho do Sabugal, no interior centro de Portugal, é um território marcado pela natureza e o património edificado, que remete para uma verdadeira viagem ao passado, simbolizado, entre outros locais, pela Aldeia Histórica de Sortelha. Do património natural, destaca-se a Reserva Natural da Serra da Malcata, com espécies endémicas de flora e fauna, bem como peculiares formações geológicas na serra das Mesas, junto à nascente do rio Côa. A floresta apresenta áreas significativas ocupadas por matas de carvalho negral. Toda a região pode ser descoberta através de oito Pequenas Rotas, duas Grandes Rotas e oito Percursos BTT. É também no concelho de Sabugal que se encontra um dos mais bonitos baloiços nacionais, construído em metal e com a forma de uma cabeça de lobo com um coração ao centro: o baloiço de Penalobo. No centro da vila de Sabugal visite o castelo medieval e o museu.
Castelo de Sabugal
Turismo do Centro de Portugal
É neste contexto que a Câmara Municipal do Sabugal promove nos dias 4 e 5 de novembro mais uma edição do Naturcôa - Festival de Imagem, Natureza e Património, organizado para potenciar o turismo e a sustentabilidade local e que integra várias “atividades que visam explorar as riquezas naturais e culturais da região”.
Os promotores salientam que o evento pretende ser mais do que um festival de fotografia de natureza, realçando o objetivo "de partilhar conceitos, perspetivas e modos de vida", que se "possam aproximar de uma visão de futuro alicerçada na sustentabilidade". O programa incluiu um workshop de introdução à biodiversidade com a Rewilding Portugal e um passeio fotográfico por terras de Riba-Côa.
Um dos aspetos relevantes desta edição são as palestras relativas à residência artística Luz e Sombras, que trará "uma visão única sobre as florestas nativas desta região", onde os carvalhais, soutos e galerias ripícolas terão destaque "explorando as suas características fascinantes e o seu papel nos ecossistemas locais".
Haverá ainda uma oficina de recolha e gastronomia silvestre com a botânica Fernanda Botelho, na qual os participantes terão "a oportunidade de aprender sobre a flora local e experimentar pratos únicos feitos com ingredientes silvestres". Refira-se que Fernanda Botelho é autora de diversos livros temáticos como “Ervas que se comem” e “uma mão cheia de plantas que curam”.
A presença de fotógrafos como Ricardo Lourenço, Ângelo Jesus e Joel Santos, adiciona "um extra de qualidade ao evento", sustentam os organizadores. O ciclo de conferências do Naturcôa - Festival de Imagem, Natureza e Património, a realizar no dia 4 de novembro, conta com a presença de especialistas e profissionais que "irão partilhar conhecimentos e informações sobre temas relacionados com a natureza, conservação ambiental e vida selvagem", descreve a organização.