Boa Cama Boa Mesa

O Bistro 100 Maneiras de Ljubomir Stanisic celebra 13 anos e quem escolhe a ementa são os clientes

O Bistro 100 Maneiras de Ljubomir Stanisic celebra 13 anos e quem escolhe a ementa são os clientes
Fabrice Demoulin
São 13 os dias de festa para comemorar de pratos e copos cheios o 13.º aniversário do restaurante Bistro 100 Maneiras, do premiado chef Ljubomir Stanisic. Os pratos na ementa são clássicos da casa e quem os escolhe são os clientes. Veja quais são na fotogaleria

“O 13 é o meu número de sorte”, anuncia Ljubomir Stanisic, a poucos dias de comemorar o 13.º aniversário do Bistro 100 Maneiras. “Gosto de sentar 13 pessoas à mesa, em Sarajevo morava no andar 13 e foi num dia 13 que comecei a namorar o amor da minha vida”, continua o mediático chef, salientando que, “apesar de gostar do número, não foram 13 anos fáceis”. Mas, afiança, “nada na vida que é fácil é bonito, e se na vida da restauração não houver suor e luta, não há sabor”. Entusiasmado coma celebração deste aniversário, Ljubomir reforça que os ingredientes para uma grande celebração estão todos reunidos e, conclui, “ainda por cima, a minha mulher, Mónica Franco, teve a brilhante ideia de colocar a decisão dos pratos a servir numa votação do público, portanto, vai ser uma festa de arromba”.

Bistro 100 Maneiras
Fabrice Demoulin

Foi a 22 de setembro de 2010 que o Bistro 100 Maneiras abriu portas. No número 9 do Largo da Trindade, num edifício de inspiração Art Déco, com painéis de Paulo Guilherme d’Eça Leal, onde antes funcionara o Tavares Pobre e o Bachus, espaços de referência da cidade, juntaram-se a arte e a gastronomia, a música e a coquetelaria, memória e contemporaneidade, uma casa para os mais conservadores e os mais excêntricos. Estava feita a receita para o Bistro 100 Maneiras de Ljubomir Stanisic.

Bistro 100 Maneiras
Fabrice Demoulin

“Bistro e não Bistrô”, não se cansam de sublinhar em comunicado, porque em servo-croata significa “limpo e claro” e confere-lhe parte da identidade: “limpas e claras as ideias, o espaço, a comida. A altura agora é de celebração, mas também de olhar para o passado, como os melhores momentos e aqueles abanaram, mas não quebraram, como quando a pandemia obrigou a fechar portas e a reinventar um Bistro novo”. Comemorando 13 anos, com 13 dias de festa, de 22 de setembro a 4 de outubro, vão fazer regressar cinco pratos clássicos, entretanto desaparecidos do menu do Bistro. Entre entradas, principais e sobremesas, cabe ao público votar naqueles que quer ver de volta às mesas do Chiado e esperar para ir provar os escolhidos.

Veja a fotogaleria dos pratos em votação:

Sob o escrutínio dos clientes estão as “Pitas finas com camarão, cogumelos, espinafres e pancetta”, a “Sardinha santa”, os “Bons fígados”, o “Hambúrguer de salmão com pão de tinta de choco”, a “Lasanha de lavagante, camarão e sapateira”, o “Leitão à Ljubo mau”, a “Vida de Pie” ou a “Piña Descolada”, entre outros. Referências da casa que o tempo levou, mas não apagou. O mesmo se aplica ao bar. Sem votações, resgatam aos shakers alguns dos cocktails que marcaram a história da coquetelaria do Bistro, como o “Chá das Cinco”, “Bafo de Tigre”, “The Sky was Pink”, “Hulk”, “100 Maneiras Strong”, “Apple and Eve”, “Damn!!! That’s Good” e, numa homenagem especial, o “Coqueteleiro Nabeiro” uma versão do Expresso Martini, feita com café Delta e rebatizada em honra do Comendador, entretanto falecido.

Ljubomir Stanisic
Fabrice Demoulin

Com dois pisos e capacidade para receber cerca de 70 pessoas, diz o comunicado de aniversário que “o Bistro 100 Maneiras é um hino ao prazer. E esta característica, que congrega tanto, fê-lo arrecadar o prémio que é, por si só, motivo de orgulho eterno: n.º 1 mundial nos Monocle Restaurant Awards em 2017 e o terceiro lugar nos mesmos galardões no ano subsequente”. Neste espaço que Madonna escolhe para celebrar o seu aniversário, pratica-se cozinha de conforto, numa escolha feita à carta, com criações inspiradas no receituário tradicional português, “jugoslavo”, francês e italiano, com toque de autor e inspirações trazidas das viagens, vivências e experiências de Ljubomir e da equipa liderada pelo chefe executivo Manuel Maldonado.

O Bistro 100 Maneiras foi redecorado recentemente, por Rebeca Perez, designer de interiores do Tabula Rasa Design Studio, e Mário Belém, artista-quase-residente do Bistro, que transformaram o espaço praticamente por completo. De fora das transformações ficaram o Quarto do Avesso e a Hendrick’s Room (sala privada), dois espaços já com assinatura de Mário Belém (este último realizado em parceria com Filipe Pinto Soares).

Bistro 100 Maneiras
Fabrice Demoulin

O Bistro 100 Maneiras (Largo da Trindade, 9, Lisboa. Tel. 910307575) está aberto das 18h30 às 02h00 de segunda a sexta-feira, ao sábado e domingo das 12h00 às 15h00 e das 18h30 às 02h00.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: fbrandao@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate