Está eleita! Vimieiro, no concelho de Penacova, é “Praia Fluvial do Ano”
Praia Fluvial do Vimieiro
João Pedro Jesus / CM Penacova
No rio Alva, Vimieiro foi eleita a “Praia Fluvial do Ano”. Entre os 200 locais a votação, o concelho de Penacova, no distrito de Coimbra, destaca-se ainda por ter o Reconquinho, na segunda posição. Ambas ostentam Bandeira Azul e integram a lista de praias com Qualidade Ouro
Situada no rio Alva, no concelho de Penacova, Vimieiro foi eleita a "Praia Fluvial do Ano". A distinção, resulta da votação promovida pela revista “Guia das Praias Fluviais”, a partir de uma seleção de mais de duzentos locais, de norte a sul do país. A Praia Fluvial do Vimieiro, além de ostentar Bandeira Azul, foi também considerada com Qualidade Ouro, pela associação ambientalista QUERCUS.
Praia Fluvial do Vimieiro
CM Penacova
A praia do Vimieiro, já perto do local onde o Alva encontra o rio Mondego, “destaca-se pela envolvência bucólica da paisagem”, pode ler-se na página da Câmara Municipal de Penacova. Os acessos e a zona de estacionamento e lazer foram completamente remodelados nos últimos anos, transformando esta praia do rio Alva num dos mais agradáveis pontos de lazer da região. A queda de água proporciona uma calma área de banhos, ideal para os mais novos, que podem, depois de mergulhos refrescantes, descansar e usufruir de mesas para piqueniques e almoços em família. “Na encosta da praia encontramos um conjunto de casas edificadas em xisto, assim como um moinho de água e uma roda de rio que proporcionam ao local um ambiente pitoresco e acolhedor”, acrescenta a página da ABAE (Associação Bandeira Azul). Junto ao rio existe uma pequena unidade de turismo em espaço rural.
Praia Fluvial do Reconquinho
CM Penacova
Reconquinho, conquista segunda posição
De acordo com a revista Guia das Praias Fluviais, a praia do Vimieiro obteve 7357 votos e a praia do Reconquinho, também no concelho de Penacova, conseguiu a segunda posição com 6850 votos. A atribuição do galardão "Praia Fluvial do Ano" resulta de uma votação online promovida pela publicação. Sobre a Praia Fluvial do Reconquinho, que também ostenta Bandeira Azul e é reconhecida com Qualidade Ouro, a autarquia destaca a localização, na margem esquerda do Mondego, em frente da vila de Penacova, bem como os equipamentos de apoio, desde bar a fluvioteca. Aqui, encontra-se ainda uma zona destinada a piqueniques e percursos pedestres, para descobrir a natureza, e um parque de campismo. “Nas proximidades, o rio oferece uma pista de pesca de grande qualidade, onde é possível encontrar, entre outras, espécies como a truta, a boga, o barbo ou a enguia. Nas encostas quartzíticas que formam as margens, pode observar-se a flora e fauna autóctones, onde pontuam o loureiro e o azevinho, as gralhas pretas, os gaios, os melros e os piscos de peito ruivo”, acrescenta o município de Penacova.
“É o reconhecimento da qualidade inequívoca das nossas praias e do cuidado que temos tido neste tipo de equipamentos. Não temos dúvidas nenhumas que o Vimieiro e o Reconquinho são um locais turísticos que se afirmam, cada vez mais, no contexto nacional”, considerou Magda Rodrigues, vice-presidente do município de Penacova.
Nesta eleição, as praias fluvias do Sorraia (Coruche) e de Constância (Constância) foram consideradas como “Praia Revelação", em 2023, atribuídas às novas zonas balneares interiores que “mais se destacam na sua estreia pela qualidade das infraestruturas apresentadas, oferta de serviços disponibilizados e especialmente pelo cuidado e atenção na preservação ambiental do projeto”.