Boa Cama Boa Mesa

No meio do rio Alva há um novo baloiço inspirado nas Caraíbas

No meio do rio Alva há um novo baloiço inspirado nas Caraíbas

No centro da vila de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, baloiça-se com os pés na água, enquadrado com a ponte histórica, que travou os avanços de Napoleão. O baloiço é a nova atração na praia fluvial da ilha do Picoto

Foi durante uma conversa entre a Junta de Freguesia de Avô, os organizadores do evento Car Village e a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que a ideia surgiu. No primeiro fim de semana de julho, a pacata vila, que já foi capa do livro de arte “As Mais Belas Aldeias de Portugal”, seria palco de um evento de automóveis e, para preparar o evento, procurava-se algo diferente e original. Durante reunião alguém mostra uma fotografia de um baloiço, nas Caraíbas, que encantou os presentes… foi o suficiente para se meterem as mãos à obra.

Baloiço da ilha do Picoto

A Junta de Freguesia, conta o presidente, Manuel Pimentel de Sousa, “arranjou a madeira e material para fazer o baloiço”, os “organizadores do evento Car Village trataram das letras” e, conclui, “a autarquia disponibilizou a máquina, que reparava os estragos das cheias de outubro passado, para a colocação dos postes no rio”. Em poucos dias a obra estava concluída e, desde a inauguração não pararam de chegar visitantes para poder baloiçar com os pés na água.

Com o novo baloiço, Avô complementou aquela que era já a maior atração: a praia fluvial do Picoto, localizada onde a ribeira de Pomares e o ria Alva se encontram. A zona balnear tem “bandeira Praia Acessível e dois nadadores-salvadores durante toda a época balnear”, explica Manuel Pimentel, orgulhoso, recordando que "Avô sabe receber e dispõe de infraestruturas de alojamento e restauração de grande qualidade. É uma excelente opção para as férias dos portugueses”.

Avô
Vítor Oliveira

A vila de Avô, com cerca de 500 habitantes, vê assim, em especial ao fim de semana, a sua população quase triplicar, devido a esta nova atração. Foi vila e sede de concelho entre 1187 e 1855. No meio da localidade ainda existem as ruínas de um castelo mandado edificar por D. Afonso Henriques. É atravessada por uma ponte histórica onde, em 1811, durante as Invasões Francesas, o exército francês, ao avançar sobre Lisboa, pretendeu atravessar a ponte sobre o rio Alva e destruir a localidade. O povo uniu-se e 50 fuzileiros, chefiados por Francisco da Costa Mesquita, debandaram 3000 franceses. A ponte faz parte do cenário natural da ilha do Picoto, localizada nas traseiras do novo baloiço.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: fbrandao@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate