Boa Cama Boa Mesa

Cidade do Design, Covilhã promove semana criativa com atividades culturais gratuitas

New Hand Lab
New Hand Lab
Pedro Cerqueira / Turismo Centro de Portugal

Há um ano, a Covilhã tornava-se Cidade Criativa do Design da UNESCO. Para celebrar a data realiza-se a primeira edição da Covilhã Creative Week, com atividades em que todos podem participar.

Foi a primeira em Portugal nesta área. Há um ano, mais precisamente a 8 de novembro, a Covilhã recebeu o estatuto de Cidade Criativa do Design da UNESCO. Agora, em 2022, celebra-se o feito com a realização da primeira edição da Covilhã Creative Week (CCW), envolvendo toda a população. Assim, durante sete dias, a cidade acolhe “um conjunto de atividades culturais gratuitas e simultâneas, como exposições, concertos, visitas orientadas, debates, conferências, lançamento de publicações e residências artísticas”, explica a vereadora da Cultura, Regina Gouveia, ao Boa Cama Boa Mesa.

Em simultâneo com o certame, entre os dias 9 e 11 de novembro, acontece também a terceira edição do INDUSTRIAL – Encontros com a Cidade Fábrica, com “visitas artísticas, workshops e exposições centradas no património industrial da Covilhã”, uma vez mais com a comunidade a ser envolvida na vida artística.

Covilhã
Turismo Centro de Portugal

Além destas iniciativas, ao longo de todo o ano não faltam boas razões para visitar a cidade, que se encontra inserida no território do Estrela Geopark da UNESCO. De forma permanente, a cidade convida a percorrer as rotas de Arte Urbana e Arte Nova. A descobrir Judiarias, a conhecer o Património Industrial e a Rota da Lã. Mas é em espaços como o New Hand Lab e no Museu Nacional dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior (MUSLAN) que se promove a criatividade, a inovação e o empreendedorismo assente no respeito pela história e pela identidade cultural da população local.

O New Hand Lab (Rua Mateus Fernandes, Travessa do Ranito, Covilhã. Tel. 962 697 493) é um espaço que assume o compromisso de promover os recursos endógenos mais criativos e impulsionar a visibilidade internacional da cidade e da região onde se encontra. Palco de exposições e eventos diversos, dos musicais a palestras internacionais, pode ser visitado de segunda-feira a sábado entre as 14h30 e as 18h00. No MUSLAN (Rua Marquês de Ávila e Bolama, Covilhã. Tel. 275 241 411), para além de exposições e conferências, promovem-se eventos de natureza artística ao longo do ano, para os quais é convidado o público em geral. Aprender a trabalhar a lã, fiar, cardar, tecer, são artes em que se pode envolver através dos cursos promovidos pela Oficina Têxtil, instalada no Núcleo da Real Fábrica Veiga.

WOOL Fest na Covilhã
DR

Na cidade onde tudo parece respirar arte e design até as ruas se vestem a preceito e com orgulho nas suas origens, cujas primeiras manufacturas remontam aos séculos XV (ribeiras da Goldra) e XVI (Carpinteira). Percorra o centro histórico e admire o conjunto de obras de arte resultantes do mais antigo festival de arte urbana do país, o WOOL. São cerca de meia centena de obras quase todas de grande formato, de autores como Vhils, Bordalo II, Pantónio, Mistaker Maker e Bosoletti. Um autêntico museu a céu aberto a fazer despertar os sentidos.

A não perder também a Rota da Covilhã, Cidade-Fábrica, que inclui três percursos urbanos circulares e complementares entre si, que propõem uma visita aos espaços mais significativos da indústria de lanifícios da cidade.

Covilhã
João Pedro Jesus

Tal como a arte, a gastronomia local recupera sabores antigos, de que são exemplo a panela no forno, o brulhão, o pastel de molho, o bacalhau à Assis, as bolachas de cerveja, as papas de carolo e, claro, o afamado Queijo da Serra. Sabores estes que podem ser experimentados em locais como o restaurante Alkimya (Avenida Frei Heitor Pinto,1, Covilhã. Tel.275 333 4174) . Para uma experiência imersiva no mundo da arte escolha o Puralã - Wool Valley Hotel & SPA (Alameda Pêro da Covilhã, Covilhã. Tel. 707 919 533) inspirado, como o nome deixa adivinhar, no mundo da lã e dos lanifícios.

Centro de Portugal... um destino e tanto é uma parceria Boa Cama Boa Mesa com o Turismo Centro de Portugal.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas