Subir ao alto da montanha ao encontro do Queijo Serra da Estrela DOP (VÍDEO)
Serra da Estrela
Turismo Centro de Portugal
Devidamente certificado, o Serra da Estrela DOP é considerado o mais antigo de todos os queijos portugueses. Com características únicas é também um alimento muito versátil na cozinha. “Da terra à mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.
É no coração da montanha que se produz um dos emblemas gastronómicos nacionais: o Queijo Serra da Estrela DOP. Terra de pastos e tradições, a região dedica-se à pastorícia desde o princípio dos tempos.
Raça de melhor aptidão leiteira, da ovelha bordaleira vem a matéria prima para o Queijo Serra da Estrela DOP (Denominação de Origem Protegida). Entre os vários produtores locais, Natália Lopes, que integra o Projeto Queijeiras criado pela Rede de Aldeias de Montanha, explica que tudo influencia o produto final: “o pasto, os animais, o leite”, detalha, acrescentando que é também “preciso ter-se gosto por aquilo que se faz, por isso põe-se muito amor para ter um bom queijo”.
Com características únicas é também um alimento muito versátil na cozinha, como explica o chef Gonçalo Filipe, do restaurante Açafrão, na Covilhã: “Tem a grande vantagem de ser um produto muito versátil, muito icónico, muito facilmente reconhecível pelo seu sabor”. Além disso, assegura o chef do restaurante que presta homenagem ao explorador Pêro da Covilhã, ao famoso Pastel de molho e a toda a gastronomia do sopé da serra da Estrela, “é fácil de conciliar em pratos de verão ou inverno”. Prova disso é que o Queijo Serra da Estrela DOP consta em diversos pratos da carta do Açafrão, em todas as estações.
Subindo ao alto da torre encontra a Loja de Produtos DOP, um projeto de divulgação dos principais produtos da serra, inaugurado em junho. Aqui encontra o Projeto Queijeiras, que dá voz e protagonismo às mulheres produtoras de queijo, iniciativa essencial para o desenvolvimento sustentável das gentes serranas.
Atrair os jovens agricultores e facilitar o desenvolvimento das empresas nas zonas rurais e promover o emprego, o crescimento, a igualdade de género, a inclusão social e o desenvolvimento local nas zonas rurais, nomeadamente a bioeconomia e a silvicultura sustentável são objetivos da PAC para o período compreendido entre 2023 e 2027.
A Loja de Produtos DOP, projeto do grupo O Valor do Tempo, que também faz a gestão do Museu do Pão, em Seia, está aberta aos fins de semana das 10h00 às 18h00.
“Da terra à mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes