Boa Cama Boa Mesa

Conheça o mítico hotel que é balneário de ilustres da monarquia, cultura e política europeia

5 agosto 2022 9:58

É na Ilha da Toxa que encontramos aquele que foi o primeiro resort de toda a Espanha e um dos primeiros da Europa. Atualmente único cinco estrelas da Galiza, com um clube termal de reputação internacional, é um paraíso para o descanso e o lazer.

5 agosto 2022 9:58

Um quilómetro quadrado, a área da Ilha de Toxa, em Pontevedra, Galiza, é quanto basta para receber o suprasumo do luxo e sofisticação em forma de um lendário hotel, que continua ainda hoje a receber nas suas instalações a mais fina flor da sociedade espanhola e europeia.

 Eurostars Gran Hotel La Toja

Eurostars Gran Hotel La Toja

Os seus 199 sofisticados e espaçosos quartos - incluindo três suítes presidenciais e uma suíte real -, o balneário (único cinco estrelas na Galiza) e clube termal, o restaurante com vista panorâmica onde são servidos peixe e marisco sempre frescos e o campo de golfe, um dos mais bonitos da Europa, fazem deste alojamento, um local especial.

Tudo começou em 1903, quando o marquês de Riestra teve a ideia de aproveitar as águas medicinais descobertas em 1841 em O Grove, Ilha de Toxa, para construir um hotel balneário e uma fábrica de sais e sabões. As águas com propriedades medicinais, com temperatura a variar entre os 35ºC e os 60ºC, são sobretudo ricas em sódio, ferro, cálcio e magnésio, o que as torna ideais para tratar problemas dermatológicos, reumatológicos, musculares e respiratórios. Muitos são os que procuram ainda hoje o localpara realizar tratamentos direccionados para estas patologias.

 Eurostars Gran Hotel La Toja

Eurostars Gran Hotel La Toja

Reza a lenda que um burro esteve na origem desta revolucionaria descoberta. Doente, o animal foi enviado pelo seu dono para a ilha, de forma a evitar o contágio a outros animais. Porém, quando o tornou a visitar, o dono encontrou o burro mais saudável e forte que nunca, completamente curado, “milagre” esse que foi atribuído às águas medicinais que bebeu enquanto ali se encontrava.

A ideia do hotel balneário concretiza-se em 1907 quando a obra do arquitecto Vásquez-Gulias, abre portas, numa localização soberba com vista para o mar. No início o acesso era feito somente por mar, mas pouco depois foi construída uma ponte que passou a ligar Toxa ao restante país. Turistas começaram a chegar de toda a Europa e o moderno design do balneário foi imitado em hotéis de outros países, como França e a Alemanha.

Os primeiros hóspedes deste então novo hotel – o primeiro resort de Espanha e um dos primeiros da Europa – foram monarcas e aristocratas espanhóis e europeus que procuravam cura para as maleitas, mas também o descanso na paradísica estância balnear.

 Eurostars Gran Hotel La Toja

Eurostars Gran Hotel La Toja

Ao longo dos anos o edifício foi sofrendo remodelações e obras de ampliação e, cada vez mais, a visita de ilustres personalidades de todas as áreas. Gabriel García Márquez, Aristóteles Onassis, a família Rockefeller, Júlio Iglésias, Pedro Almodóvar, Henry Kissinger e Mariano Rajoy – ainda hoje um habituée do local -, foram algumas das personalidades que aqui pernoitaram. Em 1989 o hotel serviu inclusivamente de palco a uma reunião anual do famoso Clube de Bilderberg.

O antigo presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, casou na ilha, na Capilla de las Conchas (Capela das Conchas), que recebe este nome pelo facto de o seu exterior ser totalmente revestido com conchas de vieiras. A capela fica a cerca de 100 metros do hotel, em linha reta e uma passadeira vermelha une os dois locais, aquando dos casamentos que ali se realizam.

 Eurostars Gran Hotel La Toja

Eurostars Gran Hotel La Toja

mon osaka

Uma vez hospedado (a partir de €150) no Eurostars Gran Hotel La Toja (Rúa da Condesa 2, Isla De La Toja. Tel. +34986730026), tem acesso ao Club Termal, com fitness centre, jacuzzi marinho aromático, banho turco, sauna finlandesa, fonte de gelo, duche cromaterapêutico bitérmico, e tratamentos modernos baseados em técnicas de hidrotalasso e balneoterapia, entre outros serviços e tratamentos. Conte também com cabeleireiro, salão de beleza e piscina exterior com vista deslumbrante.
Dois restaurantes, o Restaurante Ensenada e o Restaurante Terraza Vista Mar apostam na gastronomia galega e nos melhores e mais frescos produtos para a preparação de pratos locais, em especial peixe e marisco.

 Eurostars Gran Hotel La Toja

Eurostars Gran Hotel La Toja

O campo de golfe, com nove buracos, contornado pela Ría de Arousa, é considerado um dos mais belos da Europa.
A não perder o passeio de barco (€16) aos viveiros de mexilhão, com a duração de cerca de uma hora e direito a tabuleiros de mexilhão, vinho alvarinho, refrigerantes e águas. Uma experiência a não esquecer!
O Eurostars Gran Hotel La Toja, só funciona entre o fim de semana de Páscoa e a primeira metade do mês de outubro.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!