Refugiou-se na Roménia a vencedora do Festival da Eurovisão pela Ucrânia em 2016
Jamala, vencedora do Festival da Eurovisão em 2016
Jamala antecedeu Salvador Sobral na lista de vencedores do Festival da Eurovisão e é agora uma das mais de 400 mil pessoas que abandonaram a Ucrânia nos últimos dias, conseguindo refugiar-se na Roménia. Demorou quatro dias a chegar ao destino, de carro, com os dois filhos ao colo
Jamala, a cantora que venceu o Festival Eurovisão da Canção em 2016, conseguiu fugir da Ucrânia ao cabo de vários dias de tentativas.
A cantora, que venceu o certame com “1944” e levou a Eurovisão um ano depois para Kiev (onde Salvador Sobral saiu triunfante), partilhou uma foto no Instagram onde se pode ver com os dois filhos ao colo num carro que atravessa a fronteira que separa a Ucrânia da Roménia.
Jamala, de 38 anos, relatou os vários dias de viagem até conseguir atravessar a fronteira, falando também das dificuldades sentidas pelos ucranianos no êxodo causado pela invasão russa a 24 de fevereiro. “No dia 24 à noite, saímos de Kiev com as crianças, passamos quase 4 dias no carro, num pára-arranca, sem comida, chegámos a demorar quatro horas a fazer 2 quilómetros”, pode ler-se. Quase meio milhão de pessoas já terá deixado o país desde então.
A cantora partilhou também imagens e vídeos da destruição provocada pela ofensiva russa.
A canção que deu à Ucrânia a segunda vitória no Festival da Eurovisão continha uma letra com uma mensagem política, que causou polémica, à época, entre os vizinhos russos. 1944, a data do título da canção, foi o ano em se deu a deportação em massa de tártaros da região da Crimeia, levada a cabo pelo exército da União Soviética, acusados de colaboração com as forças nazis.