Blitz

Morreu Paulo Neto, baterista dos Essa Entente, a banda de ‘Dança Nua’

Paulo Neto
Paulo Neto
Facebook João Carlos Callixto

Paulo Neto, que além de integrar os Essa Entente passou por bandas como Ocaso Épico, Café Bagdad ou DW Void, morreu esta terça-feira

Morreu o baterista Paulo Neto, músico que integrou a banda Essa Entente, formada nos anos 1980 e responsável pelo sucesso ‘Dança Nua’. A notícia da sua morte foi confirmada, nas redes sociais, pelo investigador musical e autor de programas radiofónicos e televisivos João Carlos Callixto.

“Morreu hoje o baterista dos Essa Entente, autores de ‘Dança Nua’, uma das canções mais marcantes da geração pop-rock da viragem dos anos 80 para 90”, escreveu Callixto esta terça-feira.

Nascido em 1964, Paulo Neto integrou os Essa Entente, mas tocou também com os Ocaso Épico, passou pelos K4-Quadrado Azul, fundados em 1987, e pelos Café Bagdad, criados em 1990. Mais recentemente, integrou também a banda DW Void, nascida em 2008.

Os Essa Entente, criados em 1984, estiveram 10 anos no ativo, tendo participado em concursos de música moderna organizados pelo Rock Rendez-Vous. Depois de verem o tema ‘La Féria’ incluído na coletânea “Divergências”, da marcante editora Ama Romanta, em 1986, gravaram o primeiro e único álbum, homónimo, editado em 1989.

Produzido por Manuel Faria, dos Trovante, o disco incluía o sucesso ‘Dança Nua’. Em 1994, ano em que se separaram, a banda participaria na compilação “Filhos da Madrugada”, de homenagem a José Afonso, com o tema ‘Senhor Arcanjo’. Voltaram a reunir-se esporadicamente para tocar ao vivo entre 2012 e 2014 e em 2020 deram um concerto no Auditório Municipal do Seixal.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate