“A forma como Portugal ‘papou’ isto tem de ser estudada nas escolas”: as reações de fãs à atuação de Iolanda na Eurovisão
Iolanda na primeira semifinal do Festival da Eurovisão 2024
Sarah Louise Bennett
Há quem defenda que foi uma “atuação poderosa”, quem diga que ‘Grito’, de Iolanda, é a sua “nova canção favorita” e quem assegure que Portugal pode vir a ser a surpresa deste ano na Eurovisão. “É um caso de estudo”
“A forma simples como Portugal ‘papou’ isto tem de ser estudada nas escolas” e “Portugal 2024 vai ser um caso de estudo” são alguns dos comentários mais elogiosos que se leem na publicação da atuação de iolanda no YouTube, “apostar em minimalismo monocromático e geometria dimensional para que toda a história e emoção saiam cá para fora sem ruído à volta… é um desenho de palco corajoso e genial”, escreve um fã chamado K. Petrovic.
Os elogios sucedem-se de países como a Sérvia (“Que obra-prima! A Sérvia vai votar em ti! Brilhante. 12 pontos!”), Arménia (“Oh, meu Deus. Adoro-te pela tua autenticidade, Portugal! 12 pontos da Arménia”), Grécia (“A minha vencedora! Amor da Grécia”) ou Ucrânia (“Não precisam de muito para contar uma história profunda… A capacidade de Portugal trazer arte todos os anos é incrível. Amor da Ucrânia”).
“Portugal. Como é que uma balada pode ser a canção mais dinâmica entre estas 15?”, questiona ainda outra admiradora, “que performance assoberbante. Quando a iolanda deu aquele grito final, todos nós gritámos com ela. Muitos de nós conhecem aquela luta interna. É a minha favorita agora”.
Há quem, entre os fãs da atuação de iolanda, saliente ainda o seu apuramento sem que países que poderiam dar mais votos a Portugal tivessem a hipótese de votar nesta primeira semifinal – só votam os países que participam em cada uma das semifinais: “Portugal passa à final mesmo sem Espanha, França e Suíça a votar… bravo”. Recorde abaixo o vídeo de ‘Grito’ na Eurovisão.