Blitz

Música nova para o fim de semana: Capitão Fausto chamam Tim Bernardes, Ana Lua Caiano entra em cena, Bon Jovi escrevem carta de amor

Capitão Fausto
Capitão Fausto
Matilde Travassos

O quinto álbum dos Capitão Fausto, a aguardada estreia em longa duração de Ana Lua Caiano, a “Soma” de Branko, o regresso a meio-gás de Justin Timberlake, as canções novas de Bon Jovi e Vampire Weekend, a nova persona de Benji Prince (com Conan Osiris) e o novo disco dos portugueses HMB estão entre as novidades da semana

Música nova para o fim de semana: Capitão Fausto chamam Tim Bernardes, Ana Lua Caiano entra em cena, Bon Jovi escrevem carta de amor

Lia Pereira

Jornalista

O regresso dos Capitão Fausto aos álbuns é um dos destaques desta sexta-feira. Último disco a contar com a participação de Francisco Ferreira, teclista da banda, “Subida Infinita” apresenta dez canções, uma das quais, ‘Cantiga Infinita’, com o brasileiro Tim Bernardes. O quinto disco dos Capitão Fausto dará origem a uma longa digressão, à qual foram recentemente, acrescentadas novas datas.

Sobre este trabalho, escreve a banda de Lisboa: “Crescemos os cinco, sempre juntos, e embarcámos numa aventura absolutamente singular. Continuamos perto, como irmãos, mas os Capitão Fausto são agora uma banda de quatro elementos. E as despedidas, mesmo que bonitas, não deixam de nos mudar.”

Também hoje chega “Vou Ficar Neste Quadrado”, o aguardado primeiro álbum de Ana Lua Caiano. Depois de dois bem recebidos EP, a cantora-compositora portuguesa, que recentemente participou na homenagem ao 25 de Abril, no Festival da Canção, estreia-se no formato longa-duração. O disco fica disponível hoje, em formato digital, sendo editado em vinil e CD a 5 de abril, pela alemã Glitterbeat. Os concertos de apresentação acontecem no Plano B, no Porto, a 5 de abril, e no B.leza, em Lisboa, a 11 do mesmo mês.

“As letras das minhas canções podem parecer por vezes muito pessoais, mas a maioria são histórias que inventei a partir de situações, notícias, conversas que vou ouvindo e testemunhando”, escreve Ana Lua Caiano. “Algumas canções são observações sobre a vida, como a que dá título ao disco que aborda o facto de cada um de nós estar preso à sua própria forma geométrica, preso ao seu próprio quadrado, preso à sua rotina.”

“Soma” é o título do novo álbum de Branko. O músico português conta, neste trabalho, com a participação de Teresa Salgueiro, Carlão e Dino D'Santiago entre muitos outros. Esta sexta-feira, 15 de março, Branko abre também as portas do Soma House, um evento gratuito de três dias na Antù, em Alfama, Lisboa, com DJ sets, debates e gastronomia. A iniciativa tem a sua curadoria.

Branko irá apresentar o disco novo ao vivo no Sónar Lisboa, a 24 de março; Vila Nova de Famalicão, a 11 de maio; Pombal, a 19 de maio, e Paredes de Coura, em agosto.

Outro lançamento da semana é “Everything I Thought It Was”, o primeiro álbum de Justin Timberlake em seis anos. Mário Rui Vieira ouviu “Everything I Thought It Was” em primeira mão e deparou-se com o músico que um dia pôs toda a gente a dançar com canções como ‘SexyBack’ ou ‘Rock Your Body’ - concluindo que o tempo não volta para trás.

A caminho do novo álbum, os Vampire Weekend revelaram esta semana ‘Classical’, mais uma amostra de “Only God Was Above Us”, nas lojas a 5 de abril. Escrita pelo vocalista Ezra Koenig, a canção segue-se aos singles ‘Gen-X Cops’ e ‘Capricorn’ e tem vídeo de Nick Harwood, colaborador de longa data do grupo.

De volta a Portugal, os HMB lançam hoje “Neste Deserto Nascem Flores”, o seu novo álbum, com temas como ‘Sol e Lua’ e ‘Já Não Sou Bom a Mentir’.

Nas palavras do vocalista Héber Marques, “este disco marca o fechar de um ciclo. É uma espécie de catarse de grupo. Depois de 15 anos de carreira, encontrámos um deserto árido à nossa frente. Tem sido uma travessia dura, mas ao fim de longos quilómetros começamos a ver pequenas flores a surgir. É sobre essas flores do deserto que vos queremos contar.”

Outrora conhecido como Benji Prince, João Maia Ferreira apresenta, esta sexta-feira, o primeiro single de um álbum que assinará com o seu nome de batismo. Com participação de Conan Osiris, ‘Gárgulas’ antecipa o álbum “O Lobo Um Dia Irá Comer A Lua”, a lançar este ano.

Despedimo-nos com o regresso dos Bon Jovi, que acabam de anunciar o seu novo álbum, “Forever”. O disco chega a 7 de junho e tem em ‘Legendary' o primeiro single. Em declarações à revista “Ultimate Classic Rock”, Jon Bon Jovi explicou que este tema é um tributo à sua esposa, Dorothea Hurley. “Tem estado fielmente a meu lado ao longo de tudo isto”, explicou. Quanto ao álbum, descreveu-o como “um regresso à alegria. É para aumentarem o volume!”

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: LIPereira@blitz.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate