Blitz

Música nova para o fim de semana: a homenagem de Samuel Úria ao amigo Xico, o novo voo de Bruce Dickinson e o regresso de João Coração

Samuel Úria
Samuel Úria
Instagram Samuel Úria

No primeiro dia de março, trazemos-lhe muitas novidades musicais, dos álbuns de Liam Gallagher com John Squire, Kaiser Chiefs, Bruce Dickinson (Iron Maiden) ou Mdou Moctar, passando pelo regresso do cantor-compositor português João Coração, 15 anos depois das últimas canções, e aos ‘postais’ de Cigarettes After Sex, Dino D'Santiago, Wolf Manhattan, Samuel Úria, James, Emicida e Carolina de Deus, entre muitos outros

Música nova para o fim de semana: a homenagem de Samuel Úria ao amigo Xico, o novo voo de Bruce Dickinson e o regresso de João Coração

Lia Pereira

Jornalista

Março arranca com várias novidades de monta, no que diz respeito a álbuns e canções. Esta sexta-feira, chega às lojas e ao streaming “Liam Gallagher John Squire”, um álbum que, como o título indica, nasce da colaboração entre o vocalista dos Oasis e o guitarrista dos Stone Roses. ‘Mars To Liverpool’ é o single mais recente da icónica dupla da música britânica.

Também de Inglaterra, e também com um título peculiar, chegam os Kaiser Chiefs, com um disco ao qual entenderam chamar “Kaiser Chiefs Easy Eighth Album”. O disco foi produzido por Amir Amor e tem em ‘Feeling Alright’, coproduzido pelo lendário Nile Rodgers, o primeiro single.

Igualmente do Reino Unido, Bruce Dickinson, conhecido como timoneiro dos Iron Maiden, lança hoje um novo álbum. “The Mandrake Project” foi criado com o produtor Roy Z e tem em “Afterglow of Ragnarok” e “Rain On The Graves” os primeiros singles. Ao vivo, Bruce Dickinson irá apresentar-se com dois guitarristas – Philip Naslund e Chris Declercq, o baterista Dave Moreno, a baixista Tanya O’Callaghan e o teclista Mistheria.

No que toca a canções novas, não faltam opções: esta semana, os Cigarettes After Sex partilharam ‘Tejano Blue’, primeira amostra de “X's”, nas lojas em julho. Em novembro, tocam na Meo Arena, em Lisboa.

Em Portugal, destaque para o regresso de João Coração, cantor-compositor que, após 15 anos de pousio, hoje lança a canção ‘Miúda’. Inspirada por uma “história imaginária sobre uma figura feminina na vida do artista”, ‘Miúda’ antecipa um álbum a ser editado a 31 de maio. A acompanhar João Coração em estúdio estiveram Salvador Seabra (Capitão Fausto), Tony Love (Lena D’Água, Joana Espadinha,, Jonatas Pires (Samuel Úria, Pontos Negros) e Velhote do Carmo (Filipe Karlsson).

Também hoje recebemos ‘Can’t Always Win', primeira amostra do novo álbum de Wolf Manhattan, projeto de João Vieira (X-Wife, White Haus). O álbum conta com produção de André Tentugal e sai a 22 de abril. Quanto ao single, é, nas palavras do autor, “uma canção positiva com um lado melancólico e nostálgico”. O vídeo foi filmado por Kristian Ozer Kettner e editado por Vasco Mendes.

Com a estreia do filme “O Vento Assobiando nas Gruas” chega também o vídeo de ‘Filho do Vento’, canção que Dino D'Santiago gravou para a banda-sonora da adaptação para cinema do romance homónimo de Lídia Jorge. Neste filme, o artista português estreia-se também como ator. ‘Filho do Vento’ nasceu de uma colaboração entre Dino D'Santiago e Toty Sa'Med.

Ainda em Portugal, destaque para ‘A Rendição’, novo single de “As Berlengas”, álbum conceptual de Benjamim, com edição prevista para 5 de abril, e para ‘Out of Time’, um “one-shot video” realizado por André Tentugal para a canção do mesmo título dos portuenses Best Youth, que no início deste ano lançaram o álbum “Everywhen”.

Com disco novo em abril, os Happy Mess apresentam esta semana ‘Dançar no Escuro’, terceiro single do álbum que terá por título “Horas Dias Meses Anos”. O tema tem participação especial de Emmy Curl e João Barradas no acordeão.

Quatro anos depois da morte precoce de Xico da Ladra (João Matos), figura marcante dos concertos e da noite de Lisboa, Samuel Úria partilha uma canção de homenagem ao seu amigo. “O início de março de 2020 bem pode ficar comummente associado ao primeiro confinamento da COVID-19; para um punhado de gente (punhado de mãos grandes, dedos abundantes), a data lembrará, acima de tudo, o desaparecimento do nosso amigo Xico. E lembra-me, desde logo, que o herói da A-MI-ZA-DE nunca poderia redundar em unsung hero.”

Ver Instagram

Com visita marcada a Portugal este ano, para um concerto no Rock in Rio Lisboa, os James acabam de partilhar ‘Our World’, novo single do álbum “Yummy”, nas lojas a 12 de abril. Também os norte-americanos Cage the Elephant fizeram antecipar o novo “Neon Pill”, previsto para 17 de maio, com o tema ‘Out Loud’, ao passo que os Twenty One Pilots escolheram ‘Overcompensate’ para apresentarem “Clancy”, álbum nas lojas também em maio.

Nesta primeira sexta-feira do mês, destaque ainda para ‘Acabou, mas Tem’, “uma canção que sorri com uma ponta de dor”, da autoria do rapper brasileiro Emicida, e para ‘Uma Casa Pa Morá', cartão de visita de “Nha Riqueza”, álbum dos Fogo Fogo prometido para 22 de março.

A uma semana da estreia no Coliseu de Lisboa, Carolina de Deus partilha hoje o single ‘Modo Auto-Piloto’, “um hino poderoso para quem luta com os demónios interiores e se esforça por recuperar o sentido de autoestima e felicidade”, escrito por si e com vídeo de Sebas Ferreira. Por seu turno, a cantora-compositora portuguesa April Marmara lança hoje uma “bonus track” do seu álbum de 2023, “Still Life”, de título ‘Finding My Ways’.

Despedimo-nos com o regresso dos Mdou Moctar, quarteto rock do Níger, aos álbuns, com “Funeral for Justice”, apresentado como um trabalho “mais alto, mais rápido e mais selvagem, com solos de guitarra marcados por feedback e letras apaixonadamente políticas”, e ‘Evening Mood’, novo single de Julia Holter, em antecipação do seu sexto álbum de estúdio, “Something In The Room She Moves”, previsto para 22 de março.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: LIPereira@blitz.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate