Blitz

Morreu James Kottak, antigo baterista dos Scorpions

James Kottak, baterista dos Scorpions, 61 anos
James Kottak, baterista dos Scorpions, 61 anos
Getty Images

James Kottak, baterista dos Scorpions durante duas décadas, faleceu esta terça-feira

Morreu James Kottak, antigo baterista dos Scorpions. Tinha 61 anos.

As causas da sua morte não foram para já divulgadas. A mesma foi confirmada pela sua filha, Tobi, ao website “TMZ”. Segundo Tobi, Kottak faleceu em sua casa em Louisville, no estado norte-americano do Kentucky, onde nasceu.

O baterista fez parte dos Scorpions durante duas décadas, entre 1996 e 2016, participando em discos como “Return to Forever”. Acabaria despedido - e substituído por Mikkey Dee, ex-Motörhead - devido a problemas de alcoolismo, que o marcaram durante boa parte da sua vida. De momento era baterista numa outra banda alemã, os Kingdom Come.

Ao longo dos últimos anos, Kottak foi notícia sobretudo devido a declarações racistas e anti-imigração, falando sobre os seus problemas com o álcool numa entrevista ao canal de YouTube “Tulsa Music Stream”: “Daquilo que as pessoas não falam é dos anos em que estive sóbrio. Quando os meus filhos estavam na barriga da mãe, passei muito tempo sem beber. Mas bebia - o que não significa que andasse todo torto, a cair pela casa de garrafa na mão”.

Após a notícia da morte de Kottak, o guitarrista Mark Kendall, dos norte-americanos Great White, revelou ter tentado ajudar o baterista com a sua reabilitação: “Falei com ele há um mês, mas ele não estava preparado”, escreveu, na rede social X.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate