Música nova para o fim de semana: a calma de Carolina Deslandes, o túnel dos Pluto e os amigos de Dolly Parton
Pluto
Canção nova da outra banda de Manel Cruz e Peixe, dos Ornatos Violeta, a estreia a solo de André 3000, dos Outkast, um “álbum rock” da rainha da country e o segundo álbum de Carolina Deslandes em 2023. Na reta final do ano, destaque ainda para muita música nova em português e para o regresso dos norte-americanos Gossip, de Beth Ditto
O novo álbum de Carolina Deslandes, “Calma”, é um dos destaques desta sexta-feira, no que toca a novidades musicais. Composto com Diogo Clemente, responsável também pela produção, o disco é uma espécie de sequela de “Caos”, lançado no passado mês de março, e inclui “12 canções sobre a vida e os seus encontros e desencontros, que nos lembram que não há bem que não quebre, mas [também] não há tristeza que dure para sempre”. As novas canções serão apresentadas por Carolina Deslandes na Altice Arena, em Lisboa, a 30 de novembro, e no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, a 7 de dezembro.
Quase 20 anos após o seu único álbum de originais, os Pluto de Manel Cruz e Peixe lançam um novo tema. Chama-se ‘Túnel’ e, nas palavras de Manel Cruz, “fala sobre a energia que subjaz a qualquer ação humana, independentemente do propósito moral. Uma força em si, que pode ser utilizada para qualquer fim. Se o caminho do sentir se afigura tentador por representar uma pulsão vital, é perigoso esquecer que o sucesso de uma ação é também determinado pela forma como dela se regressa - ‘se nos fizer sentir, vence o que nos trouxer’.”
Os Pluto, que contam ainda com Eduardo Silva no baixo e Ruca Lacerda na bateria, tocam no Plano B, no Porto, a 7 de dezembro, e no Musicbox, em Lisboa, a 8. O vídeo de ‘Túnel’ foi realizado por Joana Brandão.
Também os Cassete Pirata lançam hoje um novo single. ‘Ninguém Fica a Perder’ é a segunda amostra do próximo álbum da banda portuguesa, prometido para 2024, e é apresentada como “uma canção que abraça o erotismo e o romantismo, em tornos dos enlaces e desenlaces das relações duradouras”. O vídeo é de Martim Torres.
Quem também deverá lançar um novo álbum em 2024 é a cantora-compositora Monday, que esta sexta-feira apresenta o primeiro single desse trabalho: ‘Wasteland’ antecipa 'Underwater, Feels Like Eternity", uma canção que explora “um lugar nostálgico, entre a apatia do deixar-se ir ou a resolução de abraçar a mudança”. O álbum, produzido pela própria autora, chega no primeiro trimestre de 2024, pela Lay Down Recordings, e tem vídeo de André Tentugal e Le Joy, tendo sido filmado em Londres.
Depois de, no passado mês de março, lançar o álbum “Avalanche”, o músico Tomara acaba de editar um novo single, ‘Dias a Mais’. O vídeo desta nova amostra de “Avalanche” ficou a cargo do premidado João Pombeiro. Primeira canção escrita em português por Filipe C. Monteiro, aka Tomara, ‘Dias a Mais’ poderá fazer parte do alinhamento do concerto que o artista dará com Surma, no Teatro Maria Matos, em Lisboa, em janeiro, no ciclo “Conta-me uma Canção”.
CApicua e Sérgio Godinho (em cima), Samuel Úria e Miguel Ângelo (em baixo)
Esta sexta-feira, chega também às lojas o primeiro álbum da cantora, compositora e cineasta ela li. “Choradeira” será apresentado ao vivo a 24 de novembro, no festival Super Bock em Stock, em Lisboa, e acaba de dar origem a um novo single, 'Faltam-me as Cores que Nunca Vi". Em comunicado, pode ler-se que, em “Choradeira”, ela li se mostra “madura e autêntica”, após uma temporada de vários anos a viver na América Latina.
Também a 24 de novembro, e também no Super Bock em Stock, atuará o rapper xtinto, que hoje lança o vídeo do novo single, ‘Lábios do Mar’, sobre o qual diz: “É o beijo na nossa praia preferida. A banda sonora a tocar na estrada com destino ao pôr-do-sol. Sair sem levar as chaves e entrar sem bater à porta. Há um novo poema para quem se atreve e uma música que não se acanha. A partir daqui é para os heróis.” De verdadeiro nome Francisco Santos, xtinto é natural de Ourém e lançou este ano o primeiro álbum, “Latência”.
Com álbum prometido para a primavera de 2024, Jüra tem hoje single novo, de título ‘avidadá’. Fruto de uma residência artística em Sesimbra, a canção mereceu à autora as seguintes palavras: “Se até aqui a música era um lugar que acolhia os meus lamentos, este álbum é a celebração do amor, da reciprocidade e da minha identidade. É um álbum feliz, muito feliz, como já se pode ouvir e sentir nesta nova canção.”
Natural do Furadouro, no concelho de Ovar, o rapper ISEEJOHNY lança hoje o seu primeiro EP, de título “ISEE”, marcado pelo trap e pelas “vibrações eletrónicas”. ‘Tarde’ é um dos seis temas do disco.
Também com single novo, Eva Rapdiva convida, para o tema ‘Incondicional’, Deezy e o produtor Teo No Beat. A canção “reflete a perspetiva da artista sobre o mundo à sua volta, englobando desabafos, visões sobre o amor, autocrítica, autoquestionamento, autoafirmação e motivação. Da dor ao amor (e à esperança)”.
Ainda em Portugal, Diana Castro lança hoje “O Amor Nunca Acaba”, canção da autoria de Joana Espadinha. Nas palavras da cantora, esta é "uma balada como todas as baladas que existem, mas também sobre superação”, O vídeo é de André Tentugal. Em 2022, Diana Castro já cantara uma canção de Joana Espadinha - ‘Ginger Ale’, no Festival da Canção.
Esta sexta-feira marca também a chegada do primeiro álbum a solo de André 3000, metade da aclamada dupla de hip-hop Outkast. 17 anos após o último suspiro da sua banda, “New Blue Sun” é, para surpresa dos seus fãs, um álbum instrumental gravado com flautas.
Sem flautas, mas com muitos convidados, Dolly Parton apresenta hoje o seu “álbum rock”, com nove canções novas e 21 versões. Miley Cyrus, Debbie Harry, dos Blondie, Joan Jett, Elton John, Paul McCartney, Ringo Starr, Stevie Nicks, Pink, Sting e Richie Sambora, dos Bon Jovi, são apenas alguns dos ilustres que participam em “Rockstar”, que inclui versões para ‘Purple Rain’, de Prince', ou ‘Stairway To Heaven’, dos Led Zeppelin.
Por último, deixamos o novo single dos norte-americanos Gossip. ‘Crazy Again’ marca o regresso da banda de Beth Ditto, que nas suas redes sociais explica: “Quando o mundo está a desabar, a coisa mais radical que podemos fazer é escolher ser feliz.” A canção antecipa um novo álbum, “Real Power", o primeiro dos Gossip desde 2012.