Blitz

Foo Fighters vão estar nos festivais europeus: NOS Alive à espreita?

Foo Fighters
Foo Fighters
Getty Images

Depois de, em 2022, ter cancelado um concerto no Rock in Rio Lisboa devido à morte do baterista Taylor Hawkins, a banda de Dave Grohl está de novo na estrada. Em junho, os Foo Fighters ‘aterram’ na Europa para concertos de estádio e festivais, mas o regresso a Portugal pode ser em Algés

Começa a ganhar forma a manga europeia da nova digressão dos Foo Fighters.

A digressão de “But Here We Are” começou em maio nos Estados Unidos e, no verão deste ano, teve apenas ‘casos isolados’ em terras europeias: os festivais Rock am Ring e Rock im Park, na Alemanha, e Glastonbury, no Reino Unido.

Dave Grohl e companheiros terminam o ano e principiam 2024 na Austrália e na Nova Zelândia, com a chegada à Europa a dar-se a 13 de junho. Até dia 27 desse mês, os Foo Fighters estarão no Reino Unido, para grandes concertos de estádio em Manchester, Glasgow, Londres, Cardiff e Birmingham.

De fora parece estar uma atuação no Rock in Rio Lisboa, para o qual a banda esteve escalada em 2022, tendo cancelado a sua presença (e toda a digressão, de resto) devido à inesperada morte do baterista Taylor Hawkins na América do Sul.

O festival de Roberto e Roberta Medina, que em 2024 se realiza no Parque Tejo Lisboa, está marcado para os dias 15, 16, 22 e 23 de junho: em dois dos quatro dias, os Foo Fighters têm concertos marcados no Reino Unido, sendo logisticamente pouco provável que paragem mais distante se interponha nessa altura, apesar de o historial (recente e remoto) ter insinuado algumas ‘pistas’: em setembro, recorde-se, a banda atuou na edição de estreia do festival The Town, em São Paulo, no Brasil, com a organização a caber à mesma empresa que empreende o Rock in Rio; em 2024, cumprem-se 20 anos do primeiro Rock in Rio Lisboa, que até contou com os Foo Fighters no elenco…

Três festivais de verão europeus têm, entretanto, Foo Fighters no cartaz: Hellfest, em França, que se realiza de 27 a 30 de junho (datas prováveis para o concerto: 29 ou 30; Roskilde, na Dinamarca, a 5 de julho; e Rock Werchter, na Bélgica, a 7 de julho. O NOS Alive realiza-se nos dias 11, 12, e 13 de julho, que estão livres na agenda do grupo norte-americano, que pouco depois (a 17) já estará de novo nos Estados Unidos para concertos até meados de agosto.

O festival do Passeio Marítimo de Algés tem bilhetes à venda, mas não confirmou até à data qualquer nome no cartaz. Os dois últimos concertos da banda de ‘My Hero’ e ‘Best of You’ em Portugal foram, precisamente, no NOS Alive, em 2011 e 2017.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate