Blitz

Bia Ferreira: “Ninguém descobre o que já estava descoberto. Havia gente no atual Brasil. O termo correto é invasão, genocídio”

Bia Ferreira
Bia Ferreira
Rita Carmo

“Ah, porque Portugal e o Brasil eram países irmãos. Caim e Abel também eram irmãos. Não fazes isso com o teu irmão. Eu sei que é incómodo, mas é necessário ter esse debate.” A artista brasileira Bia Ferreira fala, no Posto Emissor, sobre a relação histórica entre Portugal e Brasil

A artista brasileira Bia Ferreira falou no podcast Posto Emissor sobre a relação história de Portugal e Brasil. “Ninguém descobre o que já estava descoberto. Já havia gente lá [no atual Brasil]”, defende, “o termo correto é invasão de território. Extermínio. Genocídio”.

“Ah, porque Portugal e o Brasil eram países irmãos. Caim e Abel também eram irmãos. Não fazes isso com o teu irmão”, acrescenta ainda a cantora, compositora, multi-instrumentista e “artivista”, que este ano deu vários concertos em Portugal e sábado atua no Teatro Municipal de Matosinhos. “[Diz-se] ‘Maus mesmo eram os espanhóis’. Gente, ajudem-me. Eu sei que é incómodo, mas é necessário fazer esse debate”.

Ouça a resposta completa a partir dos 34 minutos e 50 segundos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate