Blitz

Manifestação contra vocalista dos Rammstein à porta de concerto na Suíça

Manifestação contra vocalista dos Rammstein à porta de concerto na Suíça
Getty Images

Em Berna, fãs dos Rammstein e manifestantes contra a alegada conduta imprópria de Till Lindemann estiveram frente a frente. Dia 26 há concerto marcado para o Estádio da Luz, em Lisboa

Um concerto dos Rammstein em Berna, na Suíça, este fim de semana ficou marcado por protestos contra a presença da banda alemã na cidade.

Os protestos tiveram por base as acusações de agressão sexual feitas contra Till Lindemann, que já levaram o Ministério Público alemão a investigar o vocalista.

Entre os cartazes erguidos pelas manifestantes, em Berna, podiam ler-se frases como “eu acredito nela” e “parem com a cultura da violação”.

Além das manifestações, uma petição criada pela Juventude Socialista Suíça (JSS) e por vários grupos feministas, com vista ao cancelamento dos dois concertos que os Rammstein deram em Berna, juntou mais de 7500 assinaturas.

Porém, as acusações feitas contra Lindemann não parecem ter demovido os fãs dos Rammstein. Em declarações à Agência France-Press, uma fã do grupo, de 51 anos, acompanhada pelo marido, declarou que tal “não os afeta”. “Não nos choca, de todo”, disse. Mesmo que essas acusações sejam verdade, “isso não nos impediria de continuar a vê-los ao vivo”, acrescentou.

Uma outra fã, de 20 anos, admitiu que as acusações “possam ser verdade”, mas garantiu que continuará, “definitivamente, a ouvir a música dos Rammstein”.

Mathilde Mottet, da JSS, disse à Agência France-Press estar “muito desapontada” com a afluência do público ao concerto. “São 40 mil pessoas, que vêm ver um violador em potência. É escandaloso”, afirmou.

Os Rammstein, recorde-se, irão atuar no Estádio da Luz, em Lisboa, no próximo dia 26.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate