Blitz

O regresso de Jorge Palma: tudo sobre "VIDA", o primeiro álbum em 12 anos

Jorge Palma
Jorge Palma
Rita Carmo

Quem toca e canta no primeiro álbum de Jorge Palma em 12 anos (pista: há uma “reunião” familiar), o primeiro concerto anunciado e muito mais: descubra “VIDA”, o disco que hoje chega às lojas (apenas na edição de luxo) e às plataformas de streaming

Jorge Palma regressa esta sexta-feira aos álbuns, com o primeiro longa-duração desde “Com Todo o Respeito”, editado há longos 12 anos.

“VIDA” é o título do álbum que hoje chega às lojas (apenas na edição de luxo; a standard sai em meados de junho) e às plataformas de streaming, e que será apresentado ao vivo com um concerto no Convento São Francisco, em Coimbra, a 6 de maio. No mesmo, marcarão presença vários convidados do disco, como Manuela Azevedo (Clã), Rui Reininho (GNR), Flak, Tomás Pimentel e Francisco Palma, filho de Jorge Palma.

No primeiro single, também intitulado ‘Vida’, Júlio Pereira toca guitarra acústica e Filipe Melo criou os arranjos de orquestra para cordas e sopros. Em ‘Plantas na Lua’, Jorge Palma canta com Manuela Azevedo e Rui Reininho, e em ‘3 Palmas na Mão’, juntam-se efetivamente três Palmas - Jorge e os seus dois filhos, Francisco e Vicente.

O disco termina com ‘Canção de Vida (para o Carlos do Carmo)’, tema escrito para Carlos do Carmo, que o editou em 2021, aqui apresentado em registo voz e piano. Além da banda que gravou “VIDA”, composta por João Correia, Nuno Lucas, Pedro Vidal e Vicente Palma - participaram nas gravações do disco Carlos Barretto, Flak, José Salgueiro, Júlio Pereira, Mário Delgado, Rão Kyao, Tomás Marques e Tomás Pimentel.

“Além da emotividade inerente a estes encontros, regalei-me com a execução esmerada e rigorosa de cada um deles, sempre em sintonia com a minha preciosa banda de suporte”, afirma, a esse propósito, Jorge Palma. A produção ficou a cabo de Mário Barreiros e o vídeo de ‘Vida’ foi realizado por André Tentugal.

A edição especial de “VIDA” que hoje fica disponível vem numa caixa que, além do disco, inclui um fac-símile do primeiro rascunho da canção que dá nome ao trabalho, e um booklet em formato livro, com fotografias da gravação e dos ensaios.


Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas