Uma banda britânica recorreu à inteligência artificial para imaginar ao que soariam os Oasis caso não tivessem posto termo à formação clássica de meados dos anos 90.
O disco, intitulado “AISIS” - trocadilho com “inteligência artificial” e Oasis - foi criado por outra banda britânica, os Breezer, que compuseram os seus próprios instrumentais, aos quais juntaram uma emulação da voz de Liam Gallagher.
No YouTube, os Breezer explicam que este projeto é “um álbum conceptual, de uma realidade alternativa”. “Estamos fartos de esperar que os Oasis se reúnam, por isso recorremos a um Liam Gallagher artificial para nos ajudar”, escreveram. Realçam: “a música, as letras e a gravação é da banda Breezer, o aspecto da inteligência artificial consistiu em substituir a voz dos cantores originais pela do Liam”.
“Adorámos convencer os nossos amigos de que estas são canções perdidas dos Oasis, e recomendamos que façam o mesmo”. Os fãs dos Oasis parecem concordar, já que, nos comentários, as respostas têm sido avassaladoramente positivas.
Nem Liam, nem Noel comentaram para já este projeto.
Ouça aqui o álbum:
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes