Blitz

Morreu Emília Veloso, mãe de Rui Veloso

Emília Veloso e Rui Veloso
Emília Veloso e Rui Veloso
Facebook Rui Veloso

Rui Veloso comunicou esta segunda-feira o falecimento da sua mãe, aos 99 anos. Emília Veloso foi figura central no início da carreira do filho na música: no final da década 70, partiu do Porto rumo a Lisboa para mostrar gravações de Rui à editora Valentim de Carvalho. O resto da história é conhecido, o que faz também de Emília Veloso, em certa medida, ‘mãe’ do rock português nascido na década de 80

Morreu aos 99 anos Emília Veloso, mãe de Rui Veloso.

O seu falecimento foi comunicado pelo filho através das redes sociais. “Merecia uma vida de bónus, pela extraordinária mãe que foi”, escreveu Rui Veloso, partilhando um retrato da sua mãe.

No final da década de 70, Emília Veloso ficou indelevelmente ligada ao lançamento da carreira do filho, quando saiu do Porto rumo a Lisboa levando à editora Valentim de Carvalho, sem que o filho tivesse disso conhecimento, gravações de várias canções que este compôs juntamente com o letrista Carlos Tê. A demanda foi correspondida pelo interesse da editora, que meses depois lançaria o álbum “Ar de Rock”, berço de êxitos como ‘Chico Fininho’ e ‘Rapariguinha do Shopping’, iniciando-se aí o que se convencionou denominar de ‘boom’ do rock português da década de 80.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas