Morreu o divulgador de jazz José Duarte (Jazzé, como gostava de ser chamado)
Tinha 84 anos. A notícia foi confirmada ao Expresso pela família
José Duarte, uma das grandes figuras do jazz português, morreu na madrugada desta quinta-feira, aos 84 anos, em casa. A notícia foi confirmada ao Expresso pela família.
Um dos grandes divulgadores do estilo em Portugal, Jazzé, como gostava de se intitular, teve uma carreira de mais de seis décadas ao serviço da música, difundindo a sua atividade através da rádio, de sessões públicas e mais tarde da internet.
Em 1958, José Duarte cofundou o Clube Universitário de Jazz, que se impôs como uma alternativa ao Hot Clube, criado dez anos antes e que foi encerrado pelas autoridades em 1961. Também em 1958 criou o programa “O Jazz”, na Rádio Universidade, e outros se seguiram.
O seu programa “Cinco Minutos de Jazz”, atualmente emitido na Antena 1, é o mais antigo da rádio portuguesa - a primeira emissão foi em 1966, na Rádio Renascença. Em 2014, o conteúdo radiofónico recebeu o Prémio Autores da SPA para Melhor Programa de Rádio. “A menina dança?”, “Jazz com brancas” e “À volta da meia-noite” foram outros dos programas de rádio a que esteve ligado.
Na televisão, na RTP2, José Duarte apresentou “Outras Músicas”, a partir de 1990 e durante cerca de três anos, e “Jazz a Preto e Branco”, em 2001.
A carreira de José Duarte fica ainda marcada pelo primeiro LP de jazz gravado ao vivo e editado em Portugal com músicos estrangeiros.
Notícia atualizada às 9h50
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes