Blitz

Tudo sobre o Festival da Canção 2023: as canções, as regras e os convidados da final de sábado

Festival da Canção
Festival da Canção
PEDRO PINA/RTP

Chegou a noite decisiva para as 13 canções apuradas para a final do Festival da Canção. Este sábado, júri e público escolhem a canção que representará Portugal na Eurovisão. Aqui está o guia da noite

A grande final do Festival da Canção 2023 realiza-se este sábado, 11 de março, a partir das 21h07, nos estúdios da RTP, em Lisboa, e serão 13 as canções a disputar a vitória. Com apresentação de Filomena Cautela, Vasco Palmeirim e Inês Lopes Gonçalves, contará, também, com atuações especiais de David Fonseca, Maro e Salvador Sobral.

O vencedor será selecionado, como é hábito, através de uma votação distribuída entre o público e um júri regional, na proporção de 50/50 – no caso de empate, prevalecerá a votação do público. A canção vitoriosa representará o país na Eurovisão, que este ano se realiza na cidade inglesa de Liverpool entre 9 e 13 de maio. Portugal participará na primeira semifinal, sendo já conhecidos os países concorrentes que irá defrontar.

Depois de este ano terem sido alteradas as regras, passando de 10 para 12 finalistas, um imprevisto na primeira semifinal levou a que se apurassem um total de 13 canções: devido à impossibilidade de votar em ‘Sapatos de Cimento’, de Esse Povo, através de uma operadora de comunicações móveis, a canção foi automaticamente selecionada para a final.

Reveja abaixo todas as atuações das canções finalistas nas duas semifinais, pela ordem em que se apresentarão na final.

‘Nasci Maria’, Cláudia Pascoal

‘Encruzilhada’, Churky

‘Sapatos de Cimento’, Esse Povo

‘Goodnight’, Bárbara Tinoco

‘Contraste Mudo’, You Can’t Win, Charlie Brown

‘Tormento’, Voodoo Marmalade

‘Fim do Mundo’, Inês Apenas

‘Ai Coração’, Mimicat

‘World Needs Therapy’, Dapunksportif

‘Endless World’, Neon Soho

‘Povo’, Ivandro

‘A Festa’, Edmundo Inácio

‘Viver’, SAL

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate