Festival da Canção: April Ivy teria chegado à final se os votos fossem visualizações no YouTube
April Ivy no Festival da Canção
Pedro Pina/RTP
As 7 canções apuradas na primeira semifinal do Festival da Canção correspondem, quase exatamente, às atuações mais vistas no YouTube. Com uma exceção: a eliminada April Ivy, com ‘Modo Voo’, teria lugar garantido na final se valessem os ‘views’ na plataforma de streaming de vídeo mais popular. E uma das canções apuradas ficaria de fora…
‘Modo Voo’, canção que April Ivy levou à primeira semifinal do Festival da Canção, que se realizou no passado sábado, teria passagem garantida à final se valessem os números de visualizações da sua atuação no YouTube. Com 36 mil até ao momento, a sua atuação só é ultrapassada pelas de Cláudia Pascoal ('Nasci Maria'), com 101 mil, e Mimicat ('Ai Coração'), com 96 mil.
Se as contas fossem estas, ‘Viver’, dos SAL, ficaria de fora da final de 11 de março, tendo em conta que até este momento a atuação do coletivo só foi vista 18 mil vezes, passando apenas as atuações de Bolha ('Sonhos de Liberdade' tem 9 mil) e de MoYah ('Too Much Sauce' tem 10 mil), ambas eliminadas na primeira etapa do concurso.
As sete canções apuradas para a final - mais uma do que o planeado, devido a um problema com o televoto que valeu o apuramento automático dos Esse Povo - são as seguintes: ‘Encruzilhada’ de Churky, ‘Nasci Maria’ de Cláudia Pascoal, ‘Ai Coração’ de Mimicat, ‘Contraste Mudo’ de You Can't Win, Charlie Brown, ‘Viver’ de SAL, ‘Sapatos de Cimento’ de Esse Povo e ‘Endless World’ de Neon Soho.