Os artistas que mais discos venderam em 2022 no mundo inteiro
Getty Images
Na lista dos 20 artistas mais bem-sucedidos do ano passado em termos de vendas, regista-se a ascensão de nomes provenientes da Ásia, como os BTS, e a importância do streaming, que manteve Ed Sheeran no top 10 mesmo que o britânico não tenha lançado qualquer álbum ou single em 2022. A líder? Taylor Swift
Taylor Swift é a artista que mais discos vendeu em 2022, de acordo com o IFPI, organismo que mede o consumo de música a nível global, contemplando os números relativos aos vários formatos: streaming, downloads e vendas físicas.
A cantora-compositora norte-americana, que no ano passado lançou o álbum “Midnights”, lidera uma lista marcada pela ascensão dos artistas asiáticos: em segundo lugar, estão os sul-coreanos BTS, e no top 10 encontram-se mais duas bandas desse país: os SEVENTEEN, em sexto, e os Stray Kids, em sétimo. Em nono lugar encontra-se um quarto artista asiático: Jay Chou, de Taiwan.
Veja aqui o top dos 20 artistas mais bem-sucedidos a nível mundial:
Apesar do grande sucesso, “Midnights”, de Taylor Swift, não foi o disco mais ouvido no streaming no maior mercado mundial de música, os Estados Unidos, sendo ultrapassado, nesse ‘campeonato’, por “Harry's House”, de Harry Styles; “Dangerous: The Double Album”, do cantor country Morgan Wallen; “The Hightlights”, de The Weeknd, e pelo líder absoluto “Un Verano Sin Ti”, de Bad Bunny - álbum que obteve o dobro das escutas do mais recente trabalho de Taylor Swift.
Destaque ainda para a presença, no top 10, do inglês Ed Sheeran, que não lançou qualquer álbum em 2022, mas cuja popularidade do catálogo nos serviços de streaming justifica a inclusão entre os artistas mais populares do ano passado.