Exclusivo

Blitz

Pixies em entrevista: “O nosso primeiro concerto em Portugal está-me cravado na mente. Foi algo como nunca tinha visto”

Pixies em 2023: David Lovering, Black Francis, Paz Lenchantin, Joey Santiago (esq.-dir.)
Pixies em 2023: David Lovering, Black Francis, Paz Lenchantin, Joey Santiago (esq.-dir.)

Preparam-se para atuar pela 12ª vez em Portugal, quase 32 anos depois de uma estreia inesquecível nos Coliseus de Lisboa e Porto. Em entrevista à BLITZ, o baterista David Lovering recorda vividamente os espetáculos de 1991, onde sentiu “uma euforia pouco habitual”, discorre sobre um jantar memorável com David Bowie, revela-nos o objeto surpreendente que não pode faltar na bagagem da digressão e explica por que razão os Pixies conseguem dar tantos concertos. “Estamos sempre à espera do próximo. Faço isto há muitos anos e não tenho razões de queixa”

Os Pixies preparam-se para assinar a 12ª apresentação em Portugal: Black Francis, Paz Lenchantin, Joey Santiago e David Lovering sobem ao palco montado no Campo Pequeno, em Lisboa, a 13 de março próximo, menos de um ano após passagem pelo Festival Paredes de Coura. A estreia da banda no nosso país, no entanto, remonta a 1991, ano em que quase deitaram os Coliseus de Lisboa e Porto abaixo, com atuações que marcaram uma geração de fãs nacionais. Francis e companhia só voltariam ao nosso país em 2004, quando os Pixies regressaram ao ativo após uma década de interregno: foi nesse ano que integraram o cartaz do Super Bock Super Rock. E desde então ficaram ‘cá da casa’.

Em vésperas de arrancarem para nova digressão, agora a reboque de “Doggerel”, álbum lançado no ano passado, o baterista David Lovering falou com a BLITZ via Zoom, aproveitando o computador do filho montado no seu estúdio caseiro, onde cria, como nos contou, música eletrónica para seu deleite pessoal. Começámos por querer saber se ainda se lembrava da estreia dos Pixies no nosso país e não ficámos sem resposta.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate