José Cid: “Je suis Pedro Abrunhosa”

José Cid gravou uma mensagem vídeo de apoio a Pedro Abrunhosa, alvo de críticas por parte da Embaixada da Rússia em Portugal na sequência de um concerto em Águeda. “Estou contigo incondicionalmente”
José Cid gravou uma mensagem vídeo de apoio a Pedro Abrunhosa, alvo de críticas por parte da Embaixada da Rússia em Portugal na sequência de um concerto em Águeda. “Estou contigo incondicionalmente”
José Cid manifestou a sua "solidariedade" para com Pedro Abrunhosa, esta semana alvo de críticas da Embaixada da Rússia, na sequência de um concerto em Águeda, a 2 de julho, durante a qual se insurgiu contra o presidente russo Vladimir Putin e a atuação do regime russo no contexto da invasão da Ucrânia.
Num vídeo intitulado “Je suis Pedro Abrunhosa”, o veterano afirma: "Aqui fica a minha solidariedade com a atitude do Pedro Abrunhosa. Tem todo o direito, com objetor de consciência que é, de acusar em palco o governo russo por aquilo que está a acontecer na Ucrânia".
Cid lembra que tem no seu espetáculo um tema intitulado 'De Ditadores Está o Cemitério Cheio' "e não vou permitir que alguém me tente calar".
"Parabéns, Pedro Abrunhosa, fizeste muito bem. Estou contigo incondicionalmente. Todos os teus colegas te respeitam", conclui.
Recorde-se que, em Águeda, ao interpretar 'Talvez F****' (que nos anos 90 dirigiu, em concertos, ao então primeiro-ministro Cavaco Silva), Pedro Abrunhosa adaptou a letra para fazer referências a Putin, pedindo ao público para que se juntasse a si no coro: go f*** yourself. "É Águeda que manda, Vladimir", acrescentou. Nas suas redes sociais, a Embaixada da Rússia afirmou que retiraria "as respetivas conclusões" das palavras do músico, que acusa de ter dito "várias coisas grosseiras e inaceitáveis sobre os cidadãos da Federação da Rússia".
Pedro Abrunhosa pediu esta sexta-feira ao governo português um posicionamento. "Compreendemos que a Embaixada da Rússia não entenda facilmente o significado de liberdade de expressão, mas não deixa de ser inédito e muito preocupante que um cidadão português, em Portugal, seja assim intimidado por uma representação diplomática estrangeira", pode ler-se em comunicado emitido pela Sons em Trânsito, agência que representa Abrunhosa.
No mesmo dia, o Ministério dos Negócios Estrangeiros vem repudiar o "tom e conteúdo" do comunicado da Embaixada da Rússia em Portugal, tendo sublinhado "através dos meios diplomáticos", "a liberdade de expressão, com particular ênfase no domínio cultural e artístico, como um valor inalienável em Portugal".
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt