O festival NOS Alive termina hoje: os horários, como chegar, o mapa do recinto e todas as demais informações úteis
NOS Alive 2022
Rita Carmo
Termina este sábado o NOS Alive, com o muito aguardado regresso dos Da Weasel, os norte-americanos Imagine Dragons e os norte-irlandeses Two Door Cinema Club. Consulte aqui todos os horários dos concertos, informação sobre troca de bilhetes e escolha a melhor forma de chegar ao recinto
Começou esta quarta-feira o festival NOS Alive, que voltou ao Passeio Marítimo de Algés para quatro dias de música e não só. A primeira noite de concertos teve os norte-americanos Strokes como cabeças-de-cartaz e a estreia nacional do belga Stromae, tendo os ingleses Florence + The Machine encabeçado o segundo e os Metallica o terceiro. Este sábado, na despedida, destacam-se Imagine Dragons, Manel Cruz, DJ Vibe ou, claro, o regresso dos Da Weasel (que terá transmissão televisiva). Os horários de todas as atuações podem ser consultados mais abaixo nesta página.
Os passes estão esgotados, bem como os bilhetes para este sábado (9 de julho). Os bilhetes e passes comprados para as edições adiadas de 2020 e 2021 são válidos para os dias equivalentes da edição deste ano sem necessidade de qualquer troca: passes de 11 de julho de 2020 e 10 de julho de 2021 válidos para 9 de julho de 2022; passes de 3 dias de 9, 10 e 11 de julho de 2020 e 8, 9 e 10 de julho de 2021 válidos para 7, 8 e 9 de julho de 2022.
O mapa do recinto, que pode ser consultado abaixo, não sofreu grandes alterações, havendo, contudo, mais casas de banho disponíveis. “As casas de banho são sempre um problema nesta tipologia de eventos. As pessoas têm tendência de ir todas ao mesmo tempo, principalmente nos intervalos do palco que tem mais gente”, explicou Álvaro Covões, diretor da promotora Everything Is New, à BLITZ, “portanto, nós em vez de as termos concentradas no mesmo ponto do recinto, mantivemos as que já tínhamos mas descentralizámos também para outros lugares a ver se funciona”.
Da lista de proibições no recinto do festival fazem parte objetos considerados perigosos como canivetes, correntes ou qualquer tipo de arma, cintos ou pulseiras pontiagudas, capacetes, objetos de vidro ou selfie sticks, mas também garrafas de plástico com tampa, bebidas alcoólicas, caixas com comida, máquinas fotográficas ou de filmar profissionais e gravadores de som. Estes objetos proibidos podem ser deixados gratuitamente no bengaleiro situado na parte de fora do recinto, no Welcome Center, junto às bilheteiras. Também não é permitida a entrada de animais.
Quem pretender deslocar-se para o festival de transportes públicos terá comboios e autocarros à sua disposição. A estação ferroviária mais perto do recinto é a de Algés e haverá comboios especiais a circular na linha de Cascais nas noites do festival. Na madrugada de 10 de julho, os horários são os seguintes: 02h15, 02h30, 02h45, 03h00, 03h30, 04h00, 04h30 e 05h15 (este último apenas na direção do Cais do Sodré).
As carreiras diurnas do serviço regular da Carris são as seguintes: 723, 729, 750, 751, 776 e 15E. A carreira noturna, com reforço, é a 201. As carreiras diurnas da Vimeca são as seguintes: 1, 2, 6, 12, 20 (também com reforço noturno), 114, 149 e 162. Haverá também um serviço noturno especial de autocarros da Carris, que partem do parque de autocarros junto ao recinto entre as 00h30 e as 05h00, sem horários pré-estabelecidos e em função do número de pessoas no local: a Carreira J segue para o Cais do Sodré (percurso Doca Pesca, Algés, R. de Pedrouços, Belém, R. da Junqueira, Av. 24 de Julho e Cais do Sodré); a Carreira K vai para o Marquês de Pombal (percurso Doca Peca, Av. D. Vasco da Gama, Av. das Descobertas, A5, Av. Duarte Pacheco e Marquês de Pombal); e Carreira L para a Estação do Oriente (percurso Doca Pesca, Algés, CRIL, Parque de Campismo, Estação de Benfica, Av. General Norton de Matos, Campo Grande, Av. Brasil, Av. Marechal Gomes da Costa, Av. Infante D. Henrique e Estação do Oriente).
Estão previstos constrangimentos de trânsito nos dias em que decorre o festival: a Avenida Brasília, o viaduto CRIL/IC17 e a Praça D. Manuel I sentirão perturbações pontuais até as 5h00 do dia 10 de julho; a circulação viária na CRIL/IC17, na via descendente, entre o nó de Miraflores e a rotunda junto à Avenida Brasília, será interrompida até sábado entre as 20h00 e as 5h00 do dia seguinte; a Avenida Brasília terá irregularidades ao longo de toda a sua extensão, principalmente na zona da Vela Latina; a Avenida Marginal contará também com constrangimentos principalmente junto à Rotunda de Algés, Avenida da Índia, Av. Dom Vasco da Gama e Rua de Pedrouços.