Blitz

Meat Loaf (1947-2022). A história de um resistente

21 janeiro 2022 11:25

Meat Loaf/Facebook ML

Músico, ator e batalhador. Marvin Lee Aday, que o humorista britânico Stephen Fry descreveu como “tão assustador como fofinho”, viveu uma vida de altos e baixos, nunca desistindo de lutar pelo sucesso

21 janeiro 2022 11:25

Marvin Lee Aday, mais conhecido como Meat Loaf, morreu esta quinta-feira, aos 74 anos. Nascido em Dallas, no estado norte-americano do Texas, era filho de uma professora e cantora gospel e de um antigo agente da polícia, que se tornou alcoólico depois de ser dispensado do exército dos Estados Unidos durante a II Guerra Mundial.

Após a morte da mãe, Marvin Lee mudou-se para Los Angeles, na Califórnia, e formou a sua primeira banda, os Meat Loaf Soul. Meat Loaf (rolo de carne) era uma alcunha que lhe fora dada por um antigo treinador de futebol.

Inicialmente, a banda fez a primeira parte de artistas como Janis Joplin, The Who, Stooges ou Grateful Dead. Descontente com o meio da música, o cantor juntar-se-ia ao elenco do espetáculo “Hair”, o que levou ao convite para gravar um dueto e mais tarde um álbum com a cantora Shaun “Stoney” Murphy para a Motown.

Continuando a trabalhar como ator de teatro e musicais, Meat Loaf acabou por conhecer Jim Steinman, que viria a tornar-se seu colaborador. Em 1973, foi escolhido para o elenco original da peça “The Rocky Horror Show”, participando também no filme.

Inicialmente rejeitado por várias editoras, o álbum “Bat Out of Hell” (1977), escrito com Jim Steinman e produzido por Todd Rundgren, acabaria por tornar-se um grande sucesso. O cantor e Jim Steinman viriam a desentender-se e os discos de Meat Loaf nos anos 80 não tiveram o mesmo êxito; nessa época, o músico dedicou-se à comédia e atuou com o inglês Hugh Laurie (muito mais tarde, o doutor House da série de televisão do mesmo nome).

De volta à colaboração com Steinman, lançou “Bat Out of Hell II: Back Into Hell” (1993), obtendo um enorme sucesso e ganhando prémios Grammy e Brit. É neste disco que estão os êxitos ‘I’d Do Anything For Love (But I Won’t Do That)’ ou ‘Rock and Roll Dreams Come Through’. Depois de desmaiar durante um concerto na Wembley Arena, em Londres, foi operado e voltou aos palcos e aos discos, com “Bat Out of Hell III”, lançado em 2006 e apresentado pela balada ‘It’s All Coming Back To Me’.

O seu último álbum, “Braver Than We Are”, data de 2016, ano em que voltou a desmaiar em palco, no Canadá. Em 2021, Jim Steinman morreu de falência renal. Apesar da perda do seu colaborador, Meat Load pretendia voltar ao estúdio este mês de janeiro, para gravar um novo disco.

Meat Loaf deixa a atual mulher, Deborah Gillespie, e uma filha e uma enteada, ambas do seu primeiro casamento. A sua morte já foi lamentada pelo ator britânico Stephen Fry, que elogiou a sua capacidade de ser “simultaneamente assustador e fofinho, o que é raro e maravilhoso.”