O fim de semana são dois dias

Um festival de música com pavões. Cartazes sem censura. Margot Robbie apaixonada

Um festival de música com pavões. Cartazes sem censura. Margot Robbie apaixonada

Lia Pereira

Jornalista

Zé Ibarra atua em Lisboa no sábado

“É como um feitiço no ar”: a frase ficou parada, meio no ar, meio na memória, desde a primeira vez que a escutei, no passado mês de maio. Parte da canção ‘Transe’, do brasileiro Zé Ibarra, poderá certamente ser escutada - e entoada - no próximo sábado, quando o músico carioca subir ao palco do festival Cuca Monga. Organizado pela editora do mesmo nome, o evento tem bastos motivos de interesse no seu cartaz: na sexta há concertos do menino-prodígio da canção, Luís Severo; dos não menos prodigiosos Expresso Atlântico, dos manos Varela, e de vários artistas da ‘casa’ Cuca Monga, gerida pelos Capitão Fausto. No sábado, Zé Ibarra, um dos nomes mais excitantes da nova música brasileira, junta-se a B Fachada, Emmy Curl, Ganso ou Maquina nos jardins do Museu de Lisboa. Sim, um dos derradeiros festivais da temporada acontece no espaço verdejante do Palácio Pimenta, pelo que ao charme natural de artistas e público se poderão juntar dois ou três luxuriantes pavões.

Também em Lisboa, o Caixa Alfama, festival onde o fado fala mais alto, recebe na sexta Gisela João, Katia Guerreiro e os irmãos Hélder e Pedro Moutinho, e no sábado uma homenagem a Maria da Fé, com a participação da veterana, acompanhada por Ana Moura, António Zambujo e Jorge Fernando. Nesse dia, também Rão Kyao atuará num festival cujo cartaz completo pode consultar aqui.

Por falar em cartazes, estes são os últimos dias para visitar a exposição Cartazes sem Censura, patente no CCB, em Lisboa, até domingo. Resgatados de muros e paredes, estes documentos visuais transportam-nos para o período entre Abril de 1974 e o verão quente de 1975, podendo ser vistos até dia 28, pelas 18h30.

De volta à música: com disco novo quase a chegar, a dupla Miramar, composta pelas guitarras encantadas de Peixe e Frankie Chavez, apresenta o seu terceiro álbum no Teatro-cine de Torres Vedras, no sábado. No domingo, os Happy Mondays voltam a Lisboa, 34 anos depois do último concerto nesta cidade. É no Campo Pequeno que Shaun Ryder - que deu esta entrevista franca e divertida a Rui Miguel Abreu - vão tentar provar que estão, de facto, melhores que nunca.

No escurinho do cinema, já chegou às salas “Batalha Atrás de Batalha”, a nova e aguardada revolução de Paul Thomas Anderson, com Leonardo DiCaprio, Sean Penn e Benicio del Toro, mas também “Uma Grande, Corajosa e Bela Viagem”, com as estrelas enamoradas Margot Robbie e Colin Farrell. Rui Pedro Tendinha, que por estes dias acompanha o festival de cinema de San Sebástian, diz-lhe o que esperar destas fitas.

Se preferir ficar por casa, saiba que não tem de se cingir às séries: Jorge Leitão Ramos mostra-lhe o (bom) cinema que está no streaming, de Spike Lee a Sam Mendes.

Tenha um excelente fim de semana, e até à próxima quinta-feira.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: LIPereira@blitz.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate