Boa Cama Boa Mesa

Com peixe, marisco e "Bacalhau à Brás", chef Henrique Sá Pessoa inaugura restaurante em Miami

Com peixe, marisco e "Bacalhau à Brás", chef Henrique Sá Pessoa inaugura restaurante em Miami
Chama-se Sereia, assume-se como um espaço de casual fine dining e vai servir “Bacalhau à Bras” e “Cataplana”, além de diversos pratos de marisco. É um regresso do chef ao país onde iniciou a formação como cozinheiro. O restaurante aceita reservas a partir de 1 de março

Depois de Macau, Londres e Amesterdão, Henrique Sá Pessoa vai inaugurar o primeiro restaurante nos Estados Unidos da América. Em parceria com o grupo Sault Hospitality, o novo projeto está localizado em Coconut Grove e leva à mesa, anuncia o chef a partir de Miami ao Boa Cama Boa Mesa, “cozinha portuguesa com alguns toques mediterrânicos, ibéricos e internacionais”. Das especialidades nacionais, vão constar da ementa “Bacalhau à Brás” e “Cataplana”, mas “com uns toques internacionais, tal como já faço no Joia e no Arca".

Sereia, o novo restaurante de Henrique Sá Pessoa em Miami
DR

O novo restaurante Sereia, explica Henrique Sá Pessoa, será “muito virado para peixe e marisco, que vai ocupar 70% da ementa, mas vamos ter também uma secção de crus e marinados, uma oferta que não tenho nos outros restaurantes, que serão quase todos à base de peixe e marisco”. Sobre a escolha desta localização nos Estados Unidos, o premiado chef português explica que depois de algumas viagens a Miami, se apercebeu das preferências por ceviches e tártaros. Por essa razão, "decidimos fazer uma secção na ementa a puxar pelos ingredientes portugueses, mas com peixe e marisco local”.

“Vai ser a minha primeira aventura nos Estados Unidos” e o desafio apresneta ainda como ingrediente extra, a sensação de voltar onde tudo começou profissionalmente: "Assim como em Londres, voltei a casa no sentido que foi lá que comecei a minha carreira e neste caso, regresso aos Estados Unidos, onde comecei a estudar, em 1994”. O restaurante vai ser inaugurado dia 29 de fevereiro, a abertura ao público será no primeiro dia de março.

Henrique Sá Pessoa

Sá Pessoa assume estar “obviamente muito entusiasmado" com o primeiro restaurante nos Estados Unidos, numa cidade que "está com um crescimento muito grande, não só económico, mas também gastronómico. Muitos chefs têm vindo para cá nos últimos anos, como o Massimo Bottura, o Gordon Ramsey, e o chef espanhol José Andrés, entre outros. O guia Michelin também entrou aqui há dois anos, e Miami é uma cidade que está, aos poucos e poucos, a aventurar na alta cozinha e a tornar-se num destino gastronómico, e, portanto, vai ser um desafio”, refere ao Boa Cama Boa Mesa.

Ver Instagram

O conceito do novo Sereia será de casual fine dining, ao estilo do Joia, em Londres, mas, “talvez um bocadinho mais gastronómico”, indica. “Vamos entrar devagarinho, fazendo o nosso caminho”. Para ajudar nesta tarefa, Sá Pessoa conta com “um chef de cozinha local, cubano, e outro que, ao longo dos anos, tem trabalhado comigo à frente dos fogões. Neste momento,estou em Miami com a minha equipa, para montar o restaurante e começar a funcionar”.

Prato do novo restaurante Sereia
Sereia Instagram

A aventura internacional de Henrique Sá Pessoa, chef do ano para o Boa Cama Boa Mesa em 2022, começo em Macau, com o restaurante Chiado, seguiu-se o restaurante Arca em Amesterdão, e depois o restaurante Joia em Londres. Em Lisboa tem o restaurante Alma, Garfo de Ouro para o Guia Boa Cama Boa Mesa em 2023, e é chef executivo do Vinha Restaurante, do Vinha Boutique Hotel, vencedor de uma Chave de Prata em 2023 do Boa Cama Boa Mesa.

O Sereia (3540 Main Highway, Coconut Grove, FL 33133, Miami) abre ao público dia 1 de março. Funciona de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00. A ementa final será anunciada no decorrer desta semana.

Henrique Sá Pessoa
TIAGO MIRANDA

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: fbrandao@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate