Chef Henrique Sá Pessoa cria conceito de restaurante no Cairo e reabre Chiado em Macau

Jornalista
“Começou tudo durante a pandemia” recorda Henrique Sá Pessoa, ao explicar a ligação que tem ao novo restaurante do The Westin Cairo Golf Resort & Spa, Katameya Dunes, com o nome de Maré Social. “Pediram-me que criasse um conceito de restaurante, usando produtos locais, que desenhasse uma ementa, e que escolhesse um chef para ficar à frente do projeto”, revela, ao mesmo tempo que garante ser um projeto “completamente diferente do ARCA Amesterdão ou do Joia em Londres, onde aí, sim, sou o responsável pelos restaurantes”.
Neste novo desafio, Sá Pessoa assumiu o compromisso de, uma vez por ano, “organizar um jantar especial, com chefs convidados, ou jantares temáticos", entre outras possibilidades. O chef do premiado Alma, em Lisboa, anuncia ainda que o restaurante no Cairo “apesar de ter colocado na ementa escabeches e caldeiradas”, preparados com produtos locais, este não é espaço de onde se sinta a portugalidade, "Por isso, não contem com bacalhau ou outros produtos nacionais”, alerta.
Para ficar à frente da cozinha do Maré Social, Henrique Sá Pessoa convidou Nelson Amorim, até aqui ligado à cozinha do Six Senses Douro Valley. A inauguração do restaurante na capital do Egito está marcada para o início de maio, e o novo chef já prepara todos os detalhes para surpreender a cidade do Cairo. Natural de Baião, Nelson Amorim passou pelo Il Fumo, em Bangkok, e ainda pela Madeira, Angola, Hong Kong e Macau. Nos dias 7, 8 e 9 de maio, vai contar com a presença de Henrique Sá Pessoa para um jantar especial a quatro mãos.
Ainda fora de Portugal, para o mês de julho está prevista a reabertura do restaurante Chiado, também liderado por Henrique Sá Pessoa, no empreendimento Sands Cotai Central, em Macau. Encerrado devido à pandemia, vai reabrir com um jantar no dia 26 de maio, que conta com a presença do chef português. A ementa é baseada no receituário nacional e representa a portugalidade, neste território governado durante anos por Portugal.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: fbrandao@impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes