Ambiente

Fundo Ambiental: Governo reforça programa de eficiência energética em €60 milhões para "assegurar análise e pagamento das candidaturas"

A ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho
A ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho
Matilde Fieschi

Em resposta à elevada procura pelo programa, que ainda conta com cerca de 42 mil candidaturas por analisar, a ministra do Ambiente e da Energia autorizou o reforço com mais 60 milhões de euros “para garantir que todas as candidaturas consideradas elegíveis possam ser apoiadas e que os objetivos de eficiência e sustentabilidade sejam amplamente alcançados”

O Ministério do Ambiente e Energia anunciou hoje que o Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis 2023 (PAES2023) ultrapassou os 30 milhões de euros em pagamentos e que o Governo vai reforçar com 60 milhões a iniciativa.

Em comunicado, o ministério refere que o pagamento de 30 milhões de euros hoje ultrapassado alcançou o valor inicial estabelecido no concurso do Fundo Ambiental e que o reforço de 60 milhões de euros vai "assegurar a análise e pagamento das restantes candidaturas, garantindo maior alcance e impacto do programa".

Citada no comunicado, a ministra do Ambiente afirma que, com este reforço, todas as candidaturas serão analisadas e todos os projetos elegíveis "receberão o apoio necessário".

"Há o compromisso inequívoco do Governo com a eficiência energética e com a sustentabilidade em todo o país", refere ainda a ministra.

Segundo o ministério, este montante de 30 milhões de euros em pagamentos hoje alcançado "foi estabelecido como a dotação máxima deste programa, que é um investimento no âmbito da Eficiência Energética em Edifícios Residenciais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Em resposta à elevada procura pelo programa, que ainda conta com cerca de 42 mil candidaturas por analisar, a ministra do Ambiente e da Energia autorizou o reforço com mais 60 milhões de euros "para garantir que todas as candidaturas consideradas elegíveis possam ser apoiadas e que os objetivos de eficiência e sustentabilidade sejam amplamente alcançados".

"Há o compromisso inequívoco do Governo com a eficiência energética e com a sustentabilidade em todo o país", salienta a ministra.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate